Não faltam muitos anos para que os veículos autônomos sejam liberados para andar no trânsito global. Com a crescente expectativa sobre a inserção de tal tecnologia no mercado, o site Car Insurance decidiu fazer um estudo para medir a receptividade de 2 mil motoristas aos carros autônomos.
Os resultados indicam que 20% dos entrevistados deixariam de dirigir definitivamente se pudessem ter um veículo autônomo, apostando no conforto e na possibilidade de realizar outras tarefas estando no trânsito.
Outro ponto abordado é a possível queda nos valores dos seguros automotivos, tendo em vista que os veículos autônomos, em tese, não são suscetíveis às falhas humanas provocadas por distrações, sono ou embriaguez. Assim, 33% dos entrevistados disseram que adquiririam um carro com essa tecnologia se o valor do seguro caísse em 80% ou mais.
Mas os resultados não indicaram apenas tendências positivas de opinião sobre veículos autônomos. 75% dos entrevistados disseram acreditar que dirigem melhor do que uma máquina e não deixariam os carros autônomos levarem crianças para a escola, por exemplo.