Os planos da Lecar para lançar o seu primeiro carro híbrido totalmente desenvolvido no Brasil em 2026 seguem em frente. Enquanto não começa as obras de sua fábrica em Sooretama (ES), a empresa vai divulgando alguns detalhes do futuro modelo, mesmo que ainda falte muito tempo para sua estreia. Desta vez, ela revelou a primeira foto do interior do chamado Lecar 459.
Apesar de revelar o interior agora, o design ainda pode mudar bastante, considerando que o protótipo mais atual não tem nada a ver com o primeiro apresentado pela empresa. A Lecar diz que quer que os clientes possam ter um contato com a cabine e escolher as cores do acabamento, além de sugerir que cada cor para a cabine seja acompanhada de um aroma diferente.
Assim como o design exterior, o lado de dentro do carro híbrido tem uma inspiração clara no Tesla Model 3. Tem a mesma proposta de uma cabine limpa, embora tenha dois botões no console central. Não estão marcados, mas podemos imaginar que um deles seja um seletor giratório de marcha, como a Jaguar Land Rover utiliza em alguns modelos.
O painel é completamente limpo e com apenas duas peças. Boa parte dele é coberto pela central multimídia, que utiliza uma tela de 13”. Até o menu lembra os carros da Tesla, por mostrar o veículo e diversos comandos na parte inferior. Outros elementos lembram muito o Model 3, como o desenho do volante, os botões integrados e os puxadores de porta.
Uma das diferenças em relação ao Tesla é o fato de que terá um painel de instrumentos, usando uma tela bem fina e longa. Como é só um conceito, os gráficos mostrados podem não ser os que estarão na versão de produção.
Antes projetado como um elétrico, o Lecar 459 será um carro híbrido, utilizando um motor elétrico para mover o veículo e um 1.0 turbo a gasolina de 122 cv como gerador de energia. Esta mecânica será fornecida pela Horse, divisão de powertrains da Renault e o motor é da mesma família do Kardian. Já o sistema elétrico é da WEG, criado em parceria com a Renault.
A Lecar projeta uma potência de 163 cv e 26,3 kgfm de torque vindos do motor elétrico, permitindo que chegue a 100 km/h em 10,9 segundos, teoricamente. Com uma bateria de 18,4 kWh, deverá ter uma autonomia total de 1.000 km e com um alcance no modo elétrico de 100 km.
A estimativa é que chegue às lojas por R$ 150 mil, um valor que tem poucas chances de virar realidade, pelo longo tempo até o lançamento. Mesmo assim, a empresa oferece a pré-venda do Lecar 459.