PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Estas dez marcas de carro chinesas poderiam fazer sucesso no Brasil

As marcas chinesas chegaram com força total ao Brasil. Mas ainda há muitas outras do país asiático que podem desembarcar

Por Fábio Black
Atualizado em 13 mar 2024, 21h13 - Publicado em 13 mar 2024, 21h11
C10 Leapmotor
Leapmotor C10 (Leapmotor/Divulgação)
Continua após publicidade

Leapmotor

Lançada em 2015, a startup de veículos elétricos, híbridos e a hidrogênio tem se destacado no mercado Chinês. Em 2023, vendeu 144.000 unidades, número impressionante para uma marca relativamente nova. Recentemente a Stellantis adquiriu parte da Leapmotor e deverá lançar o SUV C10, que tem 231 cv e 530 km de autonomia em diversos mercados ao redor do mundo.

Changan
(Divulgação/Quatro Rodas)

Changan – Qiyuan A07

Fundada em 1862, produzia artigos militares e começou a fazer automóveis na década de 1980. Considerada uma das quatro maiores da China, desenvolve além de veículos elétricos tecnologias autônomas. Vendeu aqui a van chamada Chana, no início dos anos 2000.

GAC

GAC Aion S Max

Estatal criada em 1954, produz com marcas próprias como Trumpchi, Aion, Hycan e em joint ventures com Toyota, Honda e Mitsubishi. Os veículos elétricos aparecem em várias marcas do grupo, mas Aion e Hycan são dedicadas aos veículos elétricos.

Continua após a publicidade
GEELY
(Divulgação/Quatro Rodas)

Geely Galaxy

Fundada em 1986, somente nos anos 2000 começou a fabricar automóveis. Hoje é proprietária de diversas marcas como Volvo e Lotus e sócia da Daimler AG. A Geely teve uma breve passagem no Brasil com veículos a combustão entre 2014 e 2018.

BAIC
(Divulgação/Quatro Rodas)

BAIC – Arcfox

Considerado o sexto maior grupo de fabricantes de automóveis da China, tem diversas marcas próprias, além de joint ventures. A Arcfox é dedicada aos veículos híbridos e elétricos. A versão 100% elétrica do Arcfox AT5 tem 520 km de autonomia e 251 cv de potência.

Baojun
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

SAIC – Baojun

A SAIC é uma das mais antigas estatais chinesas fabricando automóveis. São diversas marcas próprias, além de joint ventures com Volkswagen e General Motors. Somente em 2023 o grupo vendeu 2.804.845 de automóveis. A Baojun é uma marca exclusiva de carros elétricos urbanos.

nio
(Divulgação/Quatro Rodas)

NIO

Fundada em 2014 pelo proprietário da equipe de Fórmula E NextEV, William Li, tem o objetivo de ser a líder no segmento dos carros elétricos e autônomos no mercado de luxo chinês. São nove modelos. O ET9 tem 707 cv e alcança os 313 km/h de velocidade máxima com autonomia de 1.028 km.

Hongqi
(Divulgação/Quatro Rodas)

Hongqi

Igualmente, uma das marcas mais antigas de automóveis da China, a Hongqi pertence ao grupo SAW. Na origem, seus automóveis eram produzidos apenas para altos cargos do governo chinês. O E-HS9 tem 430 cv de potência e 540 km de autonomia.

Continua após a publicidade
Xpeng
(Divulgação/Quatro Rodas)

Xpeng

Seus sócios são proprietários da gigante de tecnologia Xiaomi e sua subsidiária HT-AERO está desenvolvendo um carro voador com a promessa de ser lançado este ano. O SUV G6, apresentado em 2023, tem autonomia de 755 km e 296 cv de potência.

Li Auto
(Divulgação/Quatro Rodas)

Li Auto

Fundada em 2015, a marca fabrica carros híbridos familiares para atender o mercado premium chinês. Seu portfólio consiste em três modelos de SUV grandes e uma MPV, que será lançada ainda este ano. Todos com autonomia que ultrapassa os 1.000 km.   

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.