Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Esta é a Mercedes Classe X que trocou o luxo pelo trabalho pesado

Picape alemã promete um nível de luxo jamais visto no segmento. Mas também quer concorrer entre as utilitárias feitas para aguentar peso e rotinas difíceis

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jul 2017, 17h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • mercedes-benz_x-klasse_pure_5
    Rodas de aço com calotas dão aspecto de carro de frota para a Classe X (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A Mercedes-Benz Classe X é a primeira picape média de uma marca premium no mundo. A promessa é oferecer um nível de luxo e conforto ainda não visto no segmento. Mas o glamour dos sedãs da marca não será visto em todas as suas versões.

    Se a versão topo de linha Power é bem servida de equipamentos e tem abamento refinado, com couro costurado no painel e detalhes de aço escovado e plásticos laqueados, a versão de entrada é mais simples até que a Nissan Frontier.

    Aliás, a Classe X compartilha componentes e estrutura com a marca japonesa e também com a Renault. A gente conta a história aqui.

    mercedes-benz_x-klasse_pure_9
    Vidros traseiros são protegidos por grade, mas não há santoantonio (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    A versão em questão é a Pure, que segue a receita das versões de entrada de picapes compactas brasileiras, como a VW Saveiro Robust e a Fiat Strada Working.

    Há rodas de aço aro 17″ prateadas com calotinhas centrais, para-choques sem pintura, grade frontal sem acabamento prateado e grade de proteção para o vidro traseiro.

    mercedes-benz_x-klasse_pure_3
    Protetor de caçamba não é equipamento de série da versão Pure (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Por dentro, a Classe X Pure tem plásticos duros no painel e nas portas, mas mantém o revestimento emborrachado no apoio de braço. Também não há detalhes cromados nas saídas de ar e a faixa central do painel é um simples plástico texturizado. Os bancos são revestidos de tecido.

    O ambiente interno remete às versões mais básicas das vans Vito e Sprinter. Mas há alguns bônus. O quadro de instrumentos mantém a tela colorida para o computador de bordo e a central multimídia, anda que com tela menor e sem leitor de CD, está mantida. Ela pode ser controlada pelos comandos no volante ou por seletor no console central.

    mercedes-benz_x-klasse_pure_27
    Painel simples remete às Sprinter e Vito mais básicas (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Ar-condicionado, direção hidráulica e sensores de estacionamento frontais e traseiros também estão garantidos, mas auxílio de estacionamento semiautônomo será opcional.

    A Classe X Pure terá duas opções de motor, 2.0 turbo com injeção direta de gasolina de 165 cv (X 200) e o 2.3 turbodiesel de 163 cv (X 220d). Por padrão, terão câmbio manual de seis marchas e tração traseira.

    A versão diesel terá opção de câmbio automático de sete marchas e tração 4×4.

    Continua após a publicidade
    mercedes-benz_x-klasse_pure
    Carroceria preta ajuda a disfarçar os para-choques sem pintura. Mas há faróis de neblina e sensores de estacionamento frontais (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A capacidade de carga é boa, de 1.043 kg. A de reboque é de 3.500 kg. Fora da Europa ela terá altura livre do solo maior, de 22 cm, e capacidade de imersão de 60 cm.

    Para dividir bem o público das versões da Classe X, as versões de entrada da picape serão vendidas em concessionárias de veículos comerciais e caminhões. Já as versões mais luxuosas e potentes ficarão nos mesmos showrooms dos automóveis de passeio.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.