O trabalho de Erik Buell, depois de muitos contratempos e problemas de negócios, segue sendo admirável, já que sua marca ainda está lutando para que suas motocicletas encontrem um lugar no mercado.
Após dois longos anos do lançamento da EBR 1190RS agora é a vez da Erik Buell Racing apresentar a 1190RX 2014, uma superesportiva derivada diretamente do primeiro modela, embora seja adaptada para a estrada, e não circuitos.
Depois de chegar forte com a 1190RS (limitada a 100 unidades), agora é a hora de conquistar um mercado maior. A RX é mais modesta, mas ainda assim uma esportiva muito competente e um pouco desatualizada em termos de equipamentos eletrônicos disponíveis atualmente.
A EBR 1190RX está equipada com um motor V-Twin de 1190 cc de quatro tempos com refrigeração líquida que entrega 187 cavalos de potência a 10.500 rpm e um torque máximo de 13,97 mkgf a 8.200 rpm, tornando-se mais poderosa do que a 1190RS. Porém, seu chassi é mais simples e pesa muito mais, ainda assim, a estrutura de alumínio deixa o peso em ordem de marcha em 190 kg, 14 a mais que a 1190RS.
A motocicleta está equipada com freios a disco, mas nada de ABS, controle de tração ou mapas de potência, ou seja, tudo deve ser controlado na munheca, exigindo mais habilidade e atenção na pilotagem. Disponível nas cores amarela, vermelha e preta, a Erik Buell Racing 1190RX custa 18.995 dólares nos Estados Unidos.
Veja o teaser de lançamento da superesportiva:
https://youtube.com/watch?v=MZdOrjF7ytc