Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Empresa oferece a emoção de pilotar os carros de rali do Grupo B

Audi Quattro, Peugeot 205 T16, Ford RS2000 e Lancia 037 fazem parte do acervo

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 fev 2017, 13h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os carros atuais do Campeonato Mundial de Rali (WRC) são fantásticos, mas os fãs do esporte lembram mesmo é do Grupo B. Nascida em 1982, a categoria tinha poucas restrições no regulamento, sem limites de peso e exigindo a produção em série de apenas 200 veículos de passeio para a homologação.

    Publicidade

    Como não havia limitações de potência, a cavalaria dos carros campeões saltou de 250 cv em 1981 para mais de 500 cv em menos de cinco anos. Várias montadoras entraram na categoria e os espectadores se deleitavam com máquinas como o Audi Quattro S1 (que passava dos 600 cv) e o Peugeot 205 T16.

    Publicidade

    Mas o Grupo B se mostrou perigoso demais para os pilotos: vários acidentes em série (incluindo alguns fatais) fizeram a FIA extinguir a categoria no fim de 1986.

    Atividades são realizadas em pista exclusiva da locadora
    Atividades são realizadas em pista exclusiva da locadora (reprodução/Quatro Rodas)

    Quase 30 anos depois, uma empresa francesa promete realizar o sonho de sentir na pele as emoções de um piloto do Grupo B. A Vaison Groupe B aluga réplicas perfeitas de veículos de rali produzidos de 1983 a 1986 – os originais, raríssimos, seriam valiosos demais para tal serviço.

    Publicidade

    De tão fiéis mecanicamente, porém, as reproduções foram elogiadas até por Sebastien Loeb (eneacampeão do WRC), que escolheu um Peugeot 205 T16 Evo 2 para participar do Vosges Rallye Festival.

    O Audi Sport Quattro S1 era uma das máquinas mais badaladas do Grupo B
    O Audi Quattro S1 era uma das máquinas mais badaladas do Grupo B (Reprodução/Quatro Rodas)

    A locadora proporciona um dia inesquecível para fanáticos por velocidade. Depois de passarem por um briefing, os clientes vestem a indumentária completa de piloto (com direito até a macacões iguais aos de Fórmula 1) antes de se dirigir à pista.

    Publicidade

    Todo participante é acompanhado por um instrutor, que pode regular a potência do motor e até assumir o comando do veículo, já que o lado do passageiro também conta com os pedais de embreagem, freio e acelerador – como em um veículo de autoescola.

    Clientes são acompanhados por um instrutor que assume o controle do carro em emergências
    Clientes são acompanhados por um instrutor que assume o controle do carro em emergências (reprodução/)

    A diversão, porém, custa caro: pilotar um Audi Quattro S1 ou um Peugeot 205 T16 custa 1.788 euros com impostos inclusos. Se a indecisão for grande, basta desembolsar 3.348 euros para experimentar os dois veículos ou 8.388 euros para pilotar quatro réplicas – além do Audi e do Peugeot, o acervo da locadora inclui um Audi Sport Quattro, um Austin Metro 6R4, um Lancia 037 e um Ford RS200.

    Publicidade
    Réplica do 205 T16 foi elogiada até por Sebastien Loeb
    Réplica do 205 T16 foi elogiada até por Sebastien Loeb (reprodução/Quatro Rodas)

    Se a grana está curta, a opção é rodar como copiloto em um dos veículos de competição conduzidos por um piloto profissional. Neste caso, os preços variam de 249 euros (para o Audi Quattro e o Austin Metro) a 348 euros (Lancia 037 ou Ford RS200).

    Continua após a publicidade
    Pilotar quatro carros custa mais de 8 mil euros
    Pilotar quatro carros custa mais de 8 mil euros (reprodução/Quatro Rodas)

    As réplicas possuem de 300 a 550 cv e são conduzidas em uma pista própria da empresa, localizada em Torcy, cidade localizada a 3h de Paris de carro – se a viagem for realizada pelo TGV (trens de alta velocidade) o tempo de percurso cai para 1h20.

    Publicidade

    Assista abaixo ao vídeo produzido pela Vaison – e separe seu passaporte…

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.