Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Embraer lança subsidiária para desenvolver seus ‘carros voadores’

Batizada de Eve, startup da Embraer focará em veículos voadores elétricos e infraestrutura. Uber é parceira da nova empresa

Por Eduardo Passos
Atualizado em 15 out 2020, 15h08 - Publicado em 15 out 2020, 13h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (Embraer/Divulgação)

    A Embraer anunciou, nesta quinta-feira (15), o lançamento de sua nova subsidiária, voltada exclusivamente para o mercado de mobilidade aérea urbana (UAM). A startup, batizada de Eve, focará no desenvolvimento de veículos voadores elétricos (eVTOLs) e também em soluções de um dos maiores desafios da categoria: o gerenciamento de um tráfego aéreo completamente diferente da aviação geral.

    Publicidade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.

    Publicidade

    A Eve é a primeira empresa independente a surgir da EmbraerX — braço da fabricante voltado à inovação. Em um nicho onde gigantes como a Embraer e Hyundai são exceções, a intenção é que uma estrutura mais enxuta e menos burocrática permita a brasileira acompanhar e se sobressair em uma briga muito dinâmica e, ao mesmo tempo, incerta.

    Esse é mais passo concreto da fabricante na competição dos VTOLs, e consolida a sua parceria com a Uber via programa Elevate, de desenvolvimento de veículos voadores.

    Publicidade

    Indicado como CEO da nova companhia, André Stein é funcionário de carreira da Embraer e participou do desenvolvimento do carro-chefe da fabricante, a nova geração dos E-Jets. Isso aponta que a empresa valerá de seu know-how aeronáutico, e não de estratégias automotivas, para desenvolver seus produtos. 

    (Embraer/Divulgação)

    Francisco Gomes Neto, CEO e Presidente da Embraer, destacou que “a Eve está preparada para conceber a nova fronteira no transporte com aeronaves inteligentes, ambientalmente amigáveis e autônomas, o amplo suporte associado e soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”.

    Publicidade

    Carro ou avião?

    O avanço da Embraer no mercado de UAM é mais um sinal de que os veículos voadores serão, de fato, mais próximos dos aviões que dos carros. Entre os principais desafios do setor, há a criação de um sistema de tráfego aéreo adequado para deslocamentos curtos e breves, com mais capilaridade.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Além disso, questões como condições meteorológicas, segurança e capacitação dos motoristas carecem de soluções e ficarão sujeitas a regulamentação de diferentes países. No Brasil, por exemplo, um VTOL seria regido pela Anac e, portanto, seguiria todas as regras de um avião. É pensando nesses problemas que a Eve focará, também, na infraestrutura do voo urbano.

    SUV elétrico voador”

    Publicidade

    No ano passado a EmbraerX já havia apresentado seu conceito de veículo voador. Apesar de compará-lo a um SUV, o veículo apresenta as principais características de um helicóptero, como asas rotativas (as hélices). Além disso, ele não prevê um modelo híbrido, com possibilidade de locomoção terrestre.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.