Em meio a escândalo, Volkswagen perde liderança global de vendas para a Toyota

Ao longo dos nove primeiros meses de 2015, marca japonesa vendeu 7,49 milhões de veículos

fabricantes fabricantes

fabricantes (/)

A Volkswagen perdeu a liderança do mercado automotivo global para a Toyota. De acordo com os dados divulgados pelas duas montadoras referentes ao acumulado de vendas de 2015, a marca japonesa emplacou 7,49 milhões de veículos ao redor do mundo até setembro. No mesmo período, a fabricante alemã comercializou 7,43 milhões de carros.

Uma série de fatores pode explicar essa situação. O mais forte deles diz respeito ao escândalo no meio do qual a Volkswagen está envolvida, referente à adulteração do software que controla a emissão de poluentes de alguns de seus motores a diesel, e que a obrigará a fazer um imenso recall envolvendo mais de 11 milhões de veículos em todo o planeta.

recall recall

recall (/)

Além de manchar a imagem da montadora em si, o problema trouxe consequências como a paralisação das vendas de alguns modelos movidos pelo combustível fóssil em vários mercados, a título de precaução. Fora isso, um componente que influencia diretamente nesse resultado é o declínio significativo (7,4% em 2015) das vendas no mercado chinês, o maior do mundo.

Por outro lado, a perspectiva da Toyota é de positiva para os próximos meses, a começar pela renovação do Prius, algo que não ocorria há sete anos. O híbrido mais popular da marca chegará reestilizado ao mercado doméstico até o fim de 2015 e, para dar conta do aumento de sua produção, a marca previa no mês de agosto a contratação de 1,4 mil funcionários no Japão. O facelift do Land Cruiser também é visto com bons olhos pela Toyota para potencializar o crescimento de vendas.

VEJA MAIS– VW Brasil confirma que Amarok tem software para burlar emissões– VW admite 11 milhões de carros podem ter controle de emissões adulterado

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s