Em documento vazado, Jeep confirma versão final do Wrangler V8
Documento para concessionários vaza e revela 'desafio' para decidir quem vai poder vender as últimas unidades do Wrangler V8
O Jeep Wrangler Rubicon V8 do jeito que conhecemos está com os dias contados. Ainda não teve anúncio oficial, mas graças a um vazamento postado no fórum da internet, JL Wrangler, temos a confirmação de que a Stellantis está preparando uma ‘Final Edition’ ainda para esse ano.
O documento vazado seria destinado exclusivamente aos vendedores e concessionários da Jeep nos EUA. No comunicado, a marca chama seus revendedores para um “desafio de vendas”, onde o prêmio final é o direito de vender uma unidade do Wrangler Rubicon 392 Final Edition.
O desafio é diferente para cada uma das regiões. Para ganharem o prêmio, todos os revendedores devem bater os números de venda de janeiro de 2023 neste mês, mas as regras variam de acordo com as regiões dos Estados Unidos, cada uma tendo que focar em um veículo específico.
Os ‘dealers’ da Califórnia, Denver, meio-oeste e oeste, deverão superar os números do próprio Wrangler. Já os concessionários do nordeste, sudeste, sudoeste e médio atlântico, terão que aumentar as vendas do Grand Cherokee. A missão mais difícil ficou com a região dos grandes lagos, que deve bater os resultados de 2023 de ambos os SUVs.
A Jeep ainda não se pronunciou sobre o vazamento da edição final do Wrangler Rubicon. O que é certo é que ele será o último equipado com o motor 6.4 V8 Hemi de 472 cv e 65 kgfm. Depois da Final Edition, o mais provável é que o SUV seja oferecido apenas nas variantes mais simples, como a 2.0 turbo de 273 cv e 40,78 kgfm e, acima dele, o V6 3.6 de 288 cv e 35,84 kgfm.
Outro que também fica é o 4xe, híbrido plug-in que combina um motor 2.0 com outros dois elétricos para gerar 380 cv e 65 kgfm e tem autonomia totalmente elétrica de 78 km. Vale lembrar que no Brasil temos apenas as versões Rubicon V8 e Sahara 2.0 turbo (de duas ou quatro portas).
Mesmo que o anúncio tenha surpreendido muita gente, o fim do Wrangler com motor V8 Hemi já era premeditado. Antes dele, a Stellantis já havia descontinuado também veículos de outras marcas equipados com o motor, como a dupla Dodge Challenger e Charger e a picape Ram 1500.
Para o futuro, já está confirmado um Wrangler totalmente elétrico. Podemos acompanhar seu desenvolvimento pelo conceito Magneto, que foi apresentado em três versões pré-produção. Na mais recente, mostrada em maio do ano passado, o jipão podia gerar até 650 cv, embora não houvesse muitos detalhes sobre sua mecânica.