O Toyota Yaris fabricado no Brasil hoje não acompanha o modelo vendido na Europa. É por isso que, em vez de uma nova geração, o compacto ganhará um facelift em 2021.
O novo visual estreia agora em alguns mercados da Ásia, como o Filipino, onde o Toyotinha atende pelo nome Vios. As mudanças no design teriam sido inspiradas no novo Corolla, mas a maior semelhança entre os dois é que o novo Yaris terá faróis full-led. Nas versões mais caras, pelo menos.
Será um facelift discreto e concentrado no para-choque frontal e nas outras partes da frente feitas de plástico, mais baratas de mudar. Isso inclui os faróis e também os nichos dos faróis de neblina.
A versão sedã seguirá com visual conservador. Afinal, receberá apenas lanternas com luzes internas reposicionadas. O formato é o mesmo. As rodas diamantadas são novidade da Ásia. Por dentro, o que muda é apenas a padronagem do acabamento dos bancos.
E nem mesmo nas Filipinas o Toyota Yaris recebeu alterações nos motores 1.3 e 1.5, que são os mesmos usados no Brasil.
Isso indica que as versões flex manterão os mesmos números de potência e torque. 101 cv e 13,2 kgfm no 1.3 e 110 cv e 15,2 kgfm no 1.5. Estão disponíveis em versões com câmbio manual de seis marchas e CVT capaz de simular sete.
Pelo menos com a nova dianteira e os faróis full-led o Yaris terá a chance de voltar a aparecer no segmento, onde Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e os VW Onix e Virtus lançam mão de muitos equipamentos que o Toyota ou não tem ou cobra muito para ter.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.