Clique e assine por apenas 8,90/mês

EF7, o superesportivo criado por Emerson Fittipaldi e Pininfarina

Equipado com um motor 4.8 V8 de 600 cv, bólido estreia nos videogames, mas poderá ser comprado por milionários aspirantes a piloto

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 7 mar 2017, 13h53 - Publicado em 7 mar 2017, 13h50
Desenhado pelos estúdios Pininfarina, o EF7 lembra um pouco o McLaren P1 divulgação/Quatro Rodas

Um dos sobrenomes mais famosos da história do automobilismo brasileiro (e mundial) é o responsável por uma das estreias mais badaladas do Salão de Genebra. O Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo é resultado de uma parceria entre Emerson Fittipaldi e os estúdios Pininfarina.

Versão de pista poderá ser extensamente personalizada divulgação

Ao contrário do que muitos podem pensar, o tricampeão mundial de Fórmula 1 não emprestou apenas seu sobrenome ao superesportivo, e sim participou ativamente do projeto. O design com ares de Mclaren P1 tem grife italiana, enquanto toda a parte de engenharia ficou a cargo da HWA, responsável pelas operações da Mercedes-AMG na DTM.

O motor escolhido é um 4.8 V8 aspirado naturalmente, sem turbocompressores nem propulsão híbrida. São aproximadamente 600 cv e torque máximo de 42,8 mkgf, despejados nas rodas traseiras por uma transmissão sequencial de seis marchas e um diferencial mecânico de deslizamento limitado.

Freios a disco ventilados equipam o EF7 divulgação/Quatro Rodas

O veículo traz suspensão independente nas quatro rodas com altura e carga ajustáveis e freios a disco ventilados (a escolha preferida dos entusiastas de competição) em vez dos conjuntos de carbono-cerâmica normalmente utilizados em superesportivos desse porte. Bastante leve, o EF7 pesa apenas 1.000 kg.

Continua após a publicidade
Suspensão pode ter altura ajustada divulgação/Quatro Rodas

Se você gostou do modelo, a má notícia é que, por enquanto, apenas os jogadores de Gran Turismo Sport (novo simulador que será lançado para o console Playstation 4) poderão botar suas mãos no EF7. Mesmo assim, quem puder esperar (e tiver bastante dinheiro na conta bancária) poderá encomendar seu exemplar à recém-criada Fittipaldi Motors.

Além das inúmeras possibilidades de personalização, os clientes contarão com aulas e assistências de pilotagem ministradas pelo próprio Emerson Fittipaldi e poderão participar de track-days realizados “nos melhores circuitos do mundo”. Se o EF7 realmente virar realidade, faltará apenas uma versão homologada para as ruas…

Interior simples traz apenas o essencial, como convém a um carro de competição divulgação/Quatro Rodas
Empresa promete oferecer curso de pilotagem ministrado pelo próprio Emerson divulgação/Quatro Rodas
Publicidade