Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

E se a Audi realmente lançar uma picape media? Designer mostra como seria

Artista adaptou o visual do SUV chinês Audi Q6 para se encaixar na Ford Ranger para 'criar' a primeira picape da marca alemã

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 15 ago 2022, 18h28 - Publicado em 15 ago 2022, 17h55
Picape Audi Q6 dianteira
Artista adaptou os detalhes do Q6 no corpo da Ford Ranger (Theottle/Reprodução)
Continua após publicidade

Este ano, após uma declaração dada em março por Markus Duesmann, CEO da Audi, começaram a pipocar rumores de que a montadora alemã estaria com planos de fabricar uma picape. Na ocasião, Duesmann não confirmou a possibilidade, mas deixou aquela pontinha de esperança de que poderemos ter algum conceito em breve.

Desde então, uma pergunta surgiu no mundo automotivo: afinal, como seria uma picape da Audi? Entre as muitas suposições que surgiram, a do artista digital Theottle chamou a atenção.

Theottle teve a ideia de transformar em picape o que há de mais recente no portfólio da montadora. O Audi Q6, um SUV de sete lugares baseado no VW Atlas e lançado na China mês passado, é a inspiração para a dianteira e a traseira.

A modelo utilizado como base, porém, foi a Ford Ranger, o que faz sentido: a plataforma da caminhonete já está sendo utilizada pela nova geração da Volkswagen Amarok. Desse modo, não seria difícil para a Audi ter acesso e dar seus toques ao projeto.

Continua após a publicidade

Picape Audi Q6

O resultado é uma picape média com grade bem robusta e duas boas tomadas de ar nas laterais. Os faróis de LED são finos e interligados por uma barra metálica. Atrás a caminhonete do Q6 ostenta uma barra luminosa que atravessa a tampa da caçamba de ponta a ponta e tem o logo da Audi estampado ao centro. O único detalhe que faltou foram as rodas, que o artista manteve as originais da Ford.

Continua após a publicidade
Ford Ranger traseira
(Divulgação/Ford)

O que fica difícil especular é a questão da motorização. Sem nenhum pronunciamento sobre o projeto, o que resta é seguirmos a lógica do artista. Na China, o SUV Q6 tem duas opções de motor turbo a gasolina: um 2.0 quatro cilindros de 265 cv 40,78 kgfm e um 2.5 de seis cilindros de 299 cv e 50,98 kgfm.

Audi Q6
Audi Q6 original (Divulgação/Audi)
Continua após a publicidade

Pensando que o Q6 picape teria as mesmas opções do irmão SUV, isso colocaria ele em pé de igualdade com as variantes mais potentes da nova geração da Amarok. No modelo da Volks, o V6 turbodiesel 3.0 gera até 250 cv. Acima dele está o 2.3 a gasolina (de origem Ford) que produz 320 cv.

Audi Q6
Audi Q6 original (Divulgação/Audi)

Entretanto, pode ser que Audi queira mirar mais alto e introduza sua picape ao mundo dos elétricos. Como as versões mais caras da Amarok são consideradas veículos luxuosos, a montadora poderia aproveitar e fazer algo mais requintado e moderno para bater de frente com modelos como Rivian R1T, Tesla CyberTruck. Isso não seria impossível, já que a plataforma da Ford é compatível com uma eletrificação total, inclusive, uma Ranger Lightning poderia estar à caminho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.