Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É o fim: este XC90 foi o último carro a diesel fabricado pela Volvo

Um Volvo XC90 foi o responsável por marcar o fim da vida dos motores a diesel da Volvo após 45 anos

Por Lucas Parente
28 mar 2024, 14h00

Dia 27 de março de 2024. Essa foi a data que marcou a produção do último carro a diesel da Volvo. É a conclusão de uma promessa feita pela fabricante sueca no ano passado, finalizando um ciclo de produção de mais de 45 anos. Reforça, também, como a Volvo está empenhada em vender apenas carros híbridos e elétricos.

Há apenas quatro anos, os Volvo a diesel lideravam as vendas. Agora quem domina são os híbridos. Isso mostra como as coisas podem mudar em tão pouco tempo. E não custa lembrar que a Volvo do Brasil deixou de vender carros a diesel e a combustão puros em 2021, saindo na frente de outros mercados da empresa.

Volvo_XC90_220324-Final-Diesel_3-1536x1024
(Divulgação/Volvo)

Esse movimento da Volvo já era esperado, visto que não investia em novas tecnologias para os seus carros só com motores a combustão desde 2022, quando vendeu sua parte da Aurobay, joint venture que tinha com a chinesa Geely para a produção de motores de combustão.

Continua após a publicidade

O último motor a diesel, um 2.0 de 235 cv e 48,9 kgfm (de uma família lançada em 2013), foi instalado em um Volvo XC90 fabricado na Suécia, na cidade de Torslanda. Esse carro não será vendido: saiu da fábrica direto para o museu da marca em Gotemburgo.

 

Futuro totalmente elétrico

O Volvo EX30 é um dos modelos elétricos oferecidos pela marca no Brasil.
O Volvo EX30 é um dos modelos elétricos oferecidos pela marca no Brasil. (Divulgação/Volvo)

Se no Brasil a Volvo só vende carros eletrificados, na Europa ainda oferece algumas versões a combustão. Mas é por pouco tempo, pois o objetivo da empresa é oferecer apenas modelos elétricos até 2030 e a partir de 2040 atingir a neutralidade em emissões de carbono, reduzindo totalmente a emissão de gases..

Compartilhe essa matéria via:

“Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas”, afirmou Jim Rowan, diretor executivo da Volvo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.