Você costuma guardar os recibos das trocas de óleo que faz no seu carro? Se não, talvez valha repensar. O costume de não manter os comprovantes dessas manutenções fez a proprietária de um Hyundai Genesis 2015 perder a garantia do motor do veículo nos Estados Unidos.
Rebecca Walker, proprietária do Genesis em questão, descobriu isso às suas custas, quando, no final de julho, seu carro começou a fazer um barulho estranho. Pouco tempo depois, o veículo parou de funcionar e teve que ser rebocado até uma concessionária Hyundai local.
Um representante da concessionária informou que o carro precisava de um motor novo, mas disse que, como tinha 146.450 km no hodômetro, ainda poderia ser coberto pelos 10 anos/100.000 milhas da Hyundai (160.934 km).
Pouco depois, porém, ela recebeu uma ligação que complicaria tudo. Um representante pediu a ela os recibos de troca de óleo do carro. “Eu disse que certamente trocamos o óleo, mas não temos os recibos”, disse Walker. “Não vamos apenas a um lugar [fazer as trocas] e temos o carro há sete anos.”
Ela pediu ao representante para verificar o adesivo em seu para-brisa que mostrava quando a próxima troca de óleo estava prevista, e ele disse que tentaria enviar a reclamação de garantia sem nenhum recibo. Alguns dias depois, o revendedor retornou avisando que o pedido havia sido negado.
“Disseram-me que a pessoa de serviço foi instruída a tirar uma foto do motor e que haviam constatado que eu não havia mantido as trocas de óleo, pois havia muito lodo em diversas partes”, disse ela.
Embora o revendedor tenha dito que não havia processo de apelação, Walker entrou em contato com a imprensa americana, da publicação NJ.com, para pedir que investigasse. Depois de examinar o relatório do carro e pedir a Walker que pegasse quaisquer recibos que pudesse encontrar, a publicação entrou em contato com a Hyundai, que disse que analisaria o caso.
Mas, infelizmente para Walker, não foi suficiente. A Hyundai se recusou a substituir o motor porque, segundo a empresa, o lodo sugeria que o óleo poderia não ter sido trocado com regularidade o suficiente.
Agora, se Walker quiser colocar seu carro em funcionamento novamente, ela terá que pagar pelo motor do próprio bolso. E foi informada de que o custo pode chegar até US$ 8.000 – cerca de R$ 41.000 em conversão direta.