Dona de Hyundai perde garantia por não comprovar trocas de óleo
Concessionária da Hyundai nos EUA se recusa a substituir o motor do Genesis 2015 alegando que as trocas de óleo não foram realizadas
Você costuma guardar os recibos das trocas de óleo que faz no seu carro? Se não, talvez valha repensar. O costume de não manter os comprovantes dessas manutenções fez a proprietária de um Hyundai Genesis 2015 perder a garantia do motor do veículo nos Estados Unidos.
Rebecca Walker, proprietária do Genesis em questão, descobriu isso às suas custas, quando, no final de julho, seu carro começou a fazer um barulho estranho. Pouco tempo depois, o veículo parou de funcionar e teve que ser rebocado até uma concessionária Hyundai local.
Um representante da concessionária informou que o carro precisava de um motor novo, mas disse que, como tinha 146.450 km no hodômetro, ainda poderia ser coberto pelos 10 anos/100.000 milhas da Hyundai (160.934 km).
Pouco depois, porém, ela recebeu uma ligação que complicaria tudo. Um representante pediu a ela os recibos de troca de óleo do carro. “Eu disse que certamente trocamos o óleo, mas não temos os recibos”, disse Walker. “Não vamos apenas a um lugar [fazer as trocas] e temos o carro há sete anos.”
Ela pediu ao representante para verificar o adesivo em seu para-brisa que mostrava quando a próxima troca de óleo estava prevista, e ele disse que tentaria enviar a reclamação de garantia sem nenhum recibo. Alguns dias depois, o revendedor retornou avisando que o pedido havia sido negado.
“Disseram-me que a pessoa de serviço foi instruída a tirar uma foto do motor e que haviam constatado que eu não havia mantido as trocas de óleo, pois havia muito lodo em diversas partes”, disse ela.
Embora o revendedor tenha dito que não havia processo de apelação, Walker entrou em contato com a imprensa americana, da publicação NJ.com, para pedir que investigasse. Depois de examinar o relatório do carro e pedir a Walker que pegasse quaisquer recibos que pudesse encontrar, a publicação entrou em contato com a Hyundai, que disse que analisaria o caso.
Mas, infelizmente para Walker, não foi suficiente. A Hyundai se recusou a substituir o motor porque, segundo a empresa, o lodo sugeria que o óleo poderia não ter sido trocado com regularidade o suficiente.
Agora, se Walker quiser colocar seu carro em funcionamento novamente, ela terá que pagar pelo motor do próprio bolso. E foi informada de que o custo pode chegar até US$ 8.000 – cerca de R$ 41.000 em conversão direta.