Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Dividir para somar

Quando comprar um automóvel financiado é mais vantajoso que pagar à vista

Por André Paixão | Foto: Renato Pizzutto
Atualizado em 9 nov 2016, 12h11 - Publicado em 20 dez 2012, 17h57
geral

Pagar um carro à vista exige um pesado investimento, que nem sempre alguém tem condições de bancar. Assim, os financiamentos podem ser ótimas soluções para esses casos, já que o comprador leva o veículo na hora e paga a conta em parcelas, com juros. Dependendo do prazo de pagamento, a quantia paga ao fim do plano é quase suficiente para adquirir outro carro. Porém, uma alternativa para quem não tem o valor total de um veículo e não quer perder dinheiro com um financiamento são os planos com juro zero.

Numa rápida consulta aos classificados de qualquer jornal, é fácil encontrar uma série de anúncios divulgando essa prática. Isso porque quase todos os fabricantes entraram nessa onda. Mas é preciso cuidado. “O maior obstáculo nesses casos é a porcentagem de entrada que as marcas exigem, de pelo menos 50%, além do prazo de financiamento reduzido”, diz o economista Raphael Galante.

Considerando condições tão rigorosas, a prática pode ser lucrativa para outro tipo de cliente: aquele que paga à vista. Até porque a maioria dos compradores não é contemplada com os benefícios da taxa zero. Segundo a Anef, a associação das financeiras das montadoras, o prazo médio de financiamento no Brasil é de 40 meses. “Os maiores beneficiados com planos de juro zero são aqueles que podem comprar um carro à vista”, afirma Galante.


É o caso do corretor imobiliário Marcio Tirotti. Quando resolveu trocar de carro, pensava em comprar um March pagando na hora, mas mudou de ideia com a promoção da revenda Nissan. Com 30% de entrada, o saldo poderia ser parcelado em 18 vezes sem juros. “Depois que coloquei no papel, incluindo a TAC [Taxa de Abertura de Crédito] de 800 reais, vi que economizaria mais de 2 000 reais”, disse. Feliz da vida, aplicou a diferença na previdência privada. A economia é suficiente para encher o tanque de 41 litros do March mais de 30 vezes com etanol, com o litro custando 1,80 real.


Continua após a publicidade

“Esse tipo de prática só dá resultado se o rendimento do valor aplicado for superior às TACs médias de 800 a 1 000 reais cobradas pelas financeiras para conceder crédito, além do IOF, que varia de acordo com o preço do veículo”, diz Raphael Galante.

637_mercado_01.jpg
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.