Dez materiais inusitados utilizados em automóveis
Aço? Vidro? Não! Tem marca que foi até plantar banana para achar materiais exóticos para produzir seus modelos
Ouro
O cofre do motor e parte do sistema de escape do McLaren F1, clássico esportivo de 1993, foram revestidos de ouro 24 quilates. Extravagância? Nesse caso, não. É que o material é um ótimo condutor térmico e dissipa com facilidade as altas temperaturas.
Fibra de carbono
Eis outro material em que o McLaren F1 foi o pioneiro. O carbono era aplicado no chassi e na carroceria para dar maior rigidez e resistência. Mais de 20 anos depois ainda é raro um carro ter estrutura desse material.
Magnésio
Metal 74% mais leve que o aço e 33% mais leve que o alumínio, é comum encontrá-lo em rodas esportivas. Mas agora começa a ser utilizado na fabricação da porta elétrica corrediça da minivan Chrysler Pacifica.
Bananeira
Em 2008, a folha dessa planta virou matéria-prima na confecção dos tapetes do SUV com cara de perua Lincoln MKT. A razão estava no fato de, além de ambientalmente sustentável, ser mais resistente ao calor.
Madeira
Se no início a regra era os carros terem estrutura de madeira, hoje só é encontrada por tradição nos conversíveis da Morgan, fundada em 1910. Ela aumenta a rigidez do chassi de alumínio e garante o baixo peso. Mas precisa de manutenção bem cuidadosa.
Vidro
Visto sempre nas janelas dos carros, o vidro acabou virando a tampa do porta-malas do Mobi. Segundo a Fiat, isso representa até 6 kg a menos que o aço e um custo menor no caso da troca da peça toda. Mas esquenta mais sob o sol também…
Cânhamo
Parente da maconha, a planta foi parar no Lotus Eco Elise. Exibida no Salão de Londres de 2008, a versão tinha 32 kg a menos por causa da fibra endurecida que era utilizada na base dos bancos e no aerofólio traseiro.
Fibra de coco
Desde 1994, esse produto biodegradável e natural recheia os bancos dos veículos comerciais da Mercedes no Brasil. Em 2010, foi a vez da Fiat com o seu protótipo Uno Ecology (foto), também nos assentos.
Soja
O grupo Ford foi a pioneira na tecnologia da espuma da soja como alternativa ecológica aos estofamentos sintéticos. É o caso do seu esportivo Mustang de 2008 e dos SUVs Ford Escape e Mercury Mariner, de 2010.
Titânio
Material caríssimo, resistente e leve, ele só era visto em rodas e câmbio dos F-1. Até a italiana Icona criar o Vulcano Titanium, primeiro carro a utilizá-lo na carroceria. Por 2,5 milhões de euros, ele atinge 354 km/h.