Top Ten: os automóveis com capôs mais inusitados

As maneiras mais incomuns que as montadoras desenvolveram para cobrir o motor de seus automóveis

1970 Dodge Challenger - shaker hood Um Dodge Challenger 1970 equipado com o clássico shaker hood

Um Dodge Challenger 1970 equipado com o clássico shaker hood  (/)

JAGUAR E-TYPE

Jaguar LWE Jaguar LWE

Jaguar LWE  (/)

Eleito um dos mais belos carros de todos os tempos (até o Museu de Arte Moderna de Nova York tem um no acervo), ele chegou a formas tão esguias e fluidas em 1961 graças a um recurso simples: capô e para-lama formam uma única peça, que se abre de trás para frente.

 

PONTIAC GTO

1970 Pontiac GTO The Judge Pontiat GTO “The Judge”

Pontiat GTO “The Judge”  (/)

O ano de 1967 foi o melhor do GTO: além de seu V8 aumentar de 6.4 para 6.6, dava para ver a rotação subir no conta-giros fixado na carroceria. Só não podia chover muito, porque aí ficava difícil ler alguma coisa.

 

PLYMOUTH BARRACUDA

Plymouth Barracuda Plymouth Barracuda

Plymouth Barracuda  (/)

Na linha 1970, havia uma tomada de ar presa no motor, que passava por um buraco no capô. Assim, a cada acelerada, dava para ver o V8 mexendo. Foi daí que veio o apelido do recurso: shaker hood (capô que sacode).

 

FERRARI 250 TR60

Ferrari 250 TR60 Ferrari 250 TR60

Ferrari 250 TR60  (/)

O conjunto de seis carburadores duplo Weber era tão bonito que a Ferrari achava um pecado escondê-lo. Resolveu deixá-los à mostra na 250 TR60 (1957), protegidos apenas por uma cobertura plástica.

 

FORD CRESTLINE SKYLINER

Ford Crestline Skyliner Ford Crestline Skyliner

Ford Crestline Skyliner  (/)

No modelo 1954, a Ford criou uma janela que permitia contemplar o novo V8 com bloco de 3,9 litros. A estratégia deu tão certo que chovia curiosos nas concessionárias só para poder ver a novidade de pertinho.

 

TVR SAGARIS

TVR Sagaris TVR Sagaris

TVR Sagaris  (/)

De linhas agressivas, o inglês traz um capô com duas enormes entradas que são abertas ou fechadas por um botão no painel. Desse jeito, o motorista pode escolher entre alterar o fluxo de ar ou preservar a aerodinâmica. Já as aberturas nos para-lamas são apenas enfeites, sem função real.

 

LAMBORGHINI ESPADA

Lamborghini Espada Lamborghini Espada

Lamborghini Espada  (/)

Ao desenhar o esportivo em 1968, a Lambo buscou inspiração na aviação quando fez as duas entradas de ar de baixo arrasto (chamadas de NACA duct no meio aeronáutico) que não serviam para alimentar o motor, como na maioria dos carros, mas para refrigerar a cabine. A posterior Ferrari F40 tinha vários NACA duct espalhados pela carroceria também.

 

PONTIAC FIREBIRD TRANS AM

Pontiac Firebird Trans Am Pontiac Firebird Trans Am

Pontiac Firebird Trans Am  (/)

Além do shaker hood, outro item opcional cobiçado por donos de Firebird era o pássaro de fogo estampado no capô. Sinônimo de força, ganhou fama no filme Agarre-me Se Puderes (1977), estrelado por Burt Reynolds.

 

FORD MUSTANG

Ford Mustang Ford Mustang

Ford Mustang  (/)

Quem comprava um Mustang nos anos 60 podia contar com as luzes de seta junto às saídas de ventilação do capô. A pedido de saudosistas, a linha 2016 do pony car também traz de série o equipamento.

 

DE TOMASO MANGUSTA

De Tomaso Mangusta De Tomaso Mangusta

De Tomaso Mangusta  (/)

Com motor traseiro, o Mangusta possui um exuberante sistema chamado de “borboleta”, formado por duas enormes aberturas. Elas dão acesso não apenas ao motor, mas também ao estepe e um diminuto espaço para as bagagens.

 

PLYMOUTH ROADRUNNER

Air Grabber Air Grabber

Air Grabber  (/)

Em 1970, o Plymouth Roadrunner ganhou um dos seus acessórios mais famosos: o Air Grabber, uma entrada de ar no capô aberta por comandos internos. Já imaginou esse muscle car do seu lado no semáforo, abrindo e fechando esse negócio como sinal de intimidação?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s