Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Denatran vai impedir licenciamento de carros com recall pendente

Nova lei de trânsito, que entra em vigor em 12 de abril, obriga proprietários a fazerem os recalls de seus veículos para que o licenciamento seja liberado

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 abr 2021, 10h49
crlv-digital
Liberação do novo licenciamento só será feita após o recall (Denatran/Divulgação)

Desde 2019 carros que não comparecessem às campanhas de recall poderiam ter um aviso no no documento (CRLV). Mas o cerco a carros com recall pendente está se fechando ainda mais, pois a partir da próxima segunda-feira (12/03) o proprietário que não fizer o recall em seu veículo será impedido de fazer o novo licenciamento.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A nova lei de trânsito brasileira traz essa mudança importante e a alteração foi destacada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Segundo o órgão, o recall não atendido após um ano da notificação será automaticamente incluído no Certificado de Licenciamento Anual do veículo, e o mesmo só poderá ser licenciado a partir da comprovação do serviço realizado. 

Continua após a publicidade

O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, explica: “A partir de agora, no licenciamento anual, será necessário comprovar que os recalls estão em dia. Esses chamamentos são importantes para evitar danos à segurança viária.”

Recall

O Denatran também esclarece que o recall feito pela montadora é totalmente gratuito e garantido por lei. O proprietário só precisa levar o veículo até a concessionária mais próxima para efetuar o conserto. Por lei, as campanhas não podem ter prazo de validade.

Após fazer o reparo, a fabricante terá 15 dias para informar ao sistema do governo sobre o conserto feito em cada unidade. Já o proprietário terá um recibo com o dia, horário, duração e local onde o recall foi feito.

O órgão de trânsito comunica os proprietários via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e por carta física, mas o motorista também pode consultar essas pendências no site oficial do Denatran

Outro ponto que o secretário toca é no fato de que as multas leves e médias poderão ser transformadas em advertências e que haverá a criação do cadastro positivo de condutores que concede benefícios fiscais e tarifários aos motoristas que não cometerem infrações por um período de 12 meses.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 743

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.