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De Kardian a Fastback: os 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2024

Selecionamos os 10 SUVs compactos mais baratos do Brasil, que já incluem novidades como C3 AirCross e Renault Kardian, e mostram reduções de preços

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 fev 2024, 18h07
Renault Kardian 2025
 (Divulgação/Renault)
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Os SUVs não apenas se mantiveram como o segmento de maior sucesso do Brasil em 2023, mas também registraram crescimento em relação a 2022. No ano passado, a categoria representou 45,46% do mercado de automóveis leves, contra 43,85% do ano anterior.

Não há segredos ou novidades para a preferência por eles: o tamanho da carroceria, a posição elevada de dirigir e a falsa sensação de maior espaço (normalmente, menores do que em sedãs) conquistam os compradores. Além disso, eles são os carros da moda e o segmento mais atualizado do mercado, sempre com novidades.

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Desde o final de 2023, eles ganharam ainda mais fôlego com o novo valor máximo para isenção de IPI para pessoas com deficiência (PCD). Isso, além de aquecer o mercado com mais compras desse público, também fez com que houvesse uma queda nos preços para que alguns modelos se adequassem a esse novo teto e, consequentemente, vendessem mais. Muitas desses versões, embora dedicadas aos clientes PCD, também são vendidas para o público geral. Ou seja, aquece o mercado como um todo.

Abaixo, QUATRO RODAS lista os 10 SUVs mais baratos do Brasil no momento em suas versões mais em conta.

10 – Chevrolet Tracker 1.0 Turbo – R$ 119.900

Tracker 2024
Chevrolet Tracker (Divulgação/Chevrolet)

O novo teto para isenção de IPI para PCD afetou diretamente o Tracker, que reduziu em R$ 11.020 o preço de sua versão de entrada. Assim, o modelo passa a se enquadrar nos novos requisitos, de olho em um maior volume de vendas. De acordo com a Chevrolet, a versão passa a ser direcionada aos clientes PCD, mas não é exclusiva a este público. Porém, o modelo não aparece no configurador geral no site da marca.

Nesta versão, o Tracker, equipado com motor 1.0 turbo flex e câmbio automático, tem seis airbags, multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, piloto automático, ar-condicionado analógico e assistente de partida em rampas. As rodas dão lugar a calotas de 16″ (que imitam bem as rodas de liga leve) e o tampão do porta-malas é vendido como acessório.

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  • Versão: Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT
  • Valor: R$ 119.900
  • Motor: 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo: Gasolina – 15,7 km/l urbano e 14,5 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 393 litros

9 – Volkswagen T-Cross Sense – R$ 119.890

Volkswagen T-Cross Sense
Volkswagen T-Cross Sense (Divulgação/Volkswagen)

O T-Cross está prestes a passar por um reposicionamento, já que um novo SUV compacto abaixo dele está confirmado pela Volkswagen e deve estrear em 2025. Além disso, o modelo passará, nos próximos meses, por sua primeira reestilização. Assim, fica a dúvida sobre a sua permanência em listas como estas. Enquanto nada disso acontece, porém, o T-Cross segue como o SUV mais barato da Volkswagen e o sétimo do Brasil, e com vendas em alta.

A versão Sense dispensa diversos itens para ficar mais em conta e não tem faróis de neblina, rodas de liga leve (no lugar, são calotas de 16″), badges laterais, inscrição 200 TSI na traseira e sistema de som, substituído por um tampão plástico. Entre seus equipamentos há seis airbags, chave presencial, leds diurnos, faróis halógenos com ajuste de altura, quadro de instrumentos analógico, sensores de ré, ar-condicionado e assistente de partida em rampas. Entre as cores para carroceria há apenas preto, prata e branco.

  • Versão: Volkswagen T-Cross Sense TSI
  • Valor: R$ 119.890
  • Motor: 1.0 turbo flex de 116 cv e 20,4 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo: Gasolina: 11,8 km/l urbano e 14,7 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 420 litros

8 – Jeep Renegade  1.3 Turbo – R$ 118.290

Jeep Renegade 1.3 Turbo
Jeep Renegade 1.3 Turbo (Divulgação/Jeep)

A versão de entrada do Jeep Renegade foi lançada antes dos descontos do Governo Federam nos automóveis e permaneceu para atender ao público PCD, com o novo teto para isenções. Além do preço, o Renegade 1.3 Turbo (nome dado à configuração) se destaca por não fazer grandes renúncias em relação à versão acima, Sport, de R$ 143.990.

Ele não tem luzes de iluminação dos para-sóis e do porta-luvas, tapetes dianteiros e traseiros, rack de teto e o sistema Jeep Cabin, o filtro de ar da cabine, e também os três anos de garantia, comum em todos os modelos. Apenas 1 ano de garantia é oferecido. A oferta de cores também é menor e ele pode ser preto, branco, prata ou cinza.

Por outro lado, mantém o motor 1.3 turbo flex de 185 cv, multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado, alerta de mudanças involuntárias de faixa, faróis full-led, frenagem autônoma de emergência, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático, rodas de 17 polegadas de liga leve e freio de estacionamento eletrônico.

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  • Versão: Jeep Renegade 1.3 Turbo
  • Valor: R$ 118.290
  • Motor: 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Consumo: Gasolina – 11,1 km/l urbano e 13,6 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 385 litros

7 – Fiat Fastback Turbo 200 – R$ 117.990

Fiat Fastback Turbo 200
Fiat Fastback Turbo 200 (Divulgação/Fiat)

O Fastback também ganhou desconto em sua versão de entrada de olho no público PCD, embora a configuração esteja disponível para qualquer consumidor. Nas lojas por R$ 117.990, ele mantém o motor 1.0 turbo de 130 cv e o câmbio CVT, além de multimídia com 8,4″, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, quatro airbags, câmera de ré e faróis e lanternas full led. O porta-malas também segue destacando-se com seus 516 litros.

Em relação às demais versões, ele perde frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, farol alto automático, carregador de celulares por indução e quadro de instrumentos digital. Ele também não tem cromados externos e as rodas, embora de 17 polegadas, são mais simples.

  • Versão: Fiat Fastback Turbo 200
  • Valor: R$ 117.990
  • Motor: 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm
  • Câmbio: automático CVT com 7 marchas simuladas
  • Consumo: Gasolina – 12,3 km/l urbano e 16,2 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 516 litros

6 – Caoa Chery Tiggo 5X Sport – R$ 114.990

Tiggo X5 Sport
Tiggo X5 Sport (Divulgação/Divulgação)

O Tiggo 5X Sport foi lançado em 2023 para ocupar o posto de carro mais barato da chinesa no Brasil. A estratégia deu certo e, para este ano, a Caoa Chery anunciou um aumento na produção do modelo e uma redução em seu preço, que passou de R$ 119.990 para R$ 114.990. Por isso, ele passa de 8° para 6° SUV mais barato do país.

Em relação à versão Pro, imediatamente acima, ele perde itens como teto solar panorâmico, rodas de liga leve de 18″ (substituídas por rodas de 17″), faróis full-led (os novos faróis halógenos só têm função diurna de led), carregador de celular por indução, ar-condicionado digital automático e câmera de 360°.

Ele mantém chave presencial, sistema Start/Stop, bancos elétricos, câmera de ré com guias, acendimento automático de faróis, seis airbags, modo de condução Sport, quadro de instrumentos de 7”, multimídia de 10,25” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, entre outros.

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  • Versão: Caoa Chery Tiggo 5X Sport
  • Valor: R$ 114.990
  • Motor: 1.5 turbo flex de 150 cv e 21,4 kgfm
  • Câmbio: automático CVT de nove marchas simuladas
  • Consumo: Gasolina – 9,7 km/l urbano e 10,9 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 340 litros

    5 – Nissan Kicks Active – R$ 112.990

    Nissan Kicks Active
    Nissan Kicks Active (Divulgação/Nissan)

    Com o mesmo motor 1.6 e câmbio CVT em todas as versões, o Kicks parte de R$ 112.990 na versão Active. De série, a configuração oferece piloto automático, seis airbags, luzes diurnas e lanternas em leds, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, piloto automático e assistente de partida em rampas.

    Ele não tem, porém, faróis em leds (a iluminação principal é halógena), rodas de liga leve (substituídas por rodas de aço com calotas de 16″), chave presencial, quadro de instrumentos digital, entre outros. A versão mais barata também não é equipada com central multimídia, que é oferecida por R$ 2.000 a mais, e tem 7″, além de Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

    • Versão: Nissan Kicks Active
    • Valor: R$ 112.990
    • Motor: 1.6 flex de 113 cv e 15,3 kgfm
    • Câmbio: automático CVT com seis marchas simuladas
    • Consumo: Gasolina – 12,1 km/l urbano e 14,8 km/l rodoviário
    • Porta-malas: 432 litros

    4 – Citroën C3 AirCross Feel – R$ 112.990

    Citroën C3 AirCross Feel
    Citroën C3 AirCross Feel (Reprodução/Citroën)

    O inédito SUV do C3 estreia como o 4° modelo mais barato da categoria no Brasil, por R$ 112.990 – no caso de compra pela Internet, o valor cai para R$ 109.990. Por enquanto ele está disponível apenas nas versões de cinco lugares (a de sete chegará nos próximos meses), mas o motor de todas as versões será sempre o 1.0 turbo de 130 cv também utilizado nos Fiat Pulse e Fastback, além do Peugeot 208.

    A configuração de entrada é equipada com ar-condicionado, luzes diurnas em leds, assistente de partida em rampas e central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Porém, tem simplificações significativas: usa rodas de aço com calotas de 16″, tem apenas dois airbags, dispensa os cromados externos, tem retrovisores sem pintura e é a única a utilizar o mesmo quadro de instrumentos do C3, com tela pequena, monocromática e sem conta-giros.

    • Versão: Citroën C3 AirCross Feel
    • Valor: R$ 112.990
    • Motor: 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm
    • Câmbio: automático CVT de sete marchas simuladas
    • Consumo: Gasolina – 10,6 km/l urbano e 13,5 km/l rodoviário
    • Porta-malas: 320 litros

    3 – Renault Kardian Evolution – R$ 112.790

    Renault Kardian 2024
    Renault Kardian em sua versão topo de linha – ainda não há imagens da versão mais barata (Divulgação/Renault)

    O inédito Renault Kardian ainda nem chegou às lojas, mas já está no pódio como o terceiro SUV mais barato do país com a sua versão de entrada, Evolution. Todas as versões, por enquanto, serão equipadas com motor 1.0 turbo flex de 125 cv e câmbio automático de dupla embreagem. Uma versão com o mesmo motor, mas câmbio manual, deverá ser lançada nos próximos meses.

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    Mesmo em sua configuração de entrada ele é bem equipado: há seis airbags, assistente de partida em rampa, sensores e câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital, multimídia com 8″ e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital automático, faróis full-led e piloto automático. No lugar de rodas de liga leve há rodas de aço com calotas de 16″.

    • Versão: Renault Kardian Evolution
    • Valor: R$ 112.790
    • Motor: 1.0 turbo flex de 125 cv e 22,4 kgfm
    • Câmbio: automático de dupla embreagem com seis marchas
    • Consumo: n/d
    • Porta-malas: 410 litros

    2 – Citroën C4 Cactus 1.6 Live – R$ 111.990

    Citroën C4 Cactus Live
    Citroën C4 Cactus Live (Divulgação/Citroën)

    O C4 Cactus mantém o segundo lugar de 2023 entre os SUVs mais baratos do mercado brasileiro. A versão Live é equipada com motor 1.6 flex de 120 cv e câmbio automático de seis marchas, e tem uma lista de equipamentos bastante sucinta.

    De série, ele oferece apenas dois airbags, rodas de aço com calotas de 16″, luzes diurnas em led, assistente de partida em rampas, quadro de instrumentos digital, multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, lanternas de led e alto-falantes dianteiros.

    • Versão: Citroën C4 Cactus Live
    • Valor: R$ 111.990
    • Motor: 1.6 flex de 120 cv e 15,7 kgfm
    • Câmbio: CVT com 7 marchas simuladas
    • Consumo: Gasolina – 10,6 km/l urbano e 13,6 km/l rodoviário
    • Porta-malas: 320 litros

    1 – Fiat Pulse Drive 1.3 MT – R$ 102.990

    Fiat-Pulse-2022-1
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A versão de entrada do Fiat Pulse na linha 2024 dá a ele o título de SUV mais barato do Brasil atualmente. Por R$ 102.990, ele tem motor 1.3 de 107 cv e câmbio manual, mas surpreende por sua eficiência: em nossos testes, fez 13 km/l na cidade e 17,8 km/l no ciclo rodoviário. A versão com câmbio automático CVT custa R$ 110.990.

    Apesar de ser o pacote de entrada, o Fiat Pulse também oferece uma boa linha de equipamentos. De série, há ar-condicionado digital automático, piloto automático, multimídia com tela de 8,4”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ESP, quatro airbags e faróis e lanternas de led. Porém, dispensa rodas de liga leve e utiliza calotas de 16 polegadas.

    • Versão: Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
    • Valor: R$ 102.990
    • Motor: 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm
    • Câmbio: CVT com 7 marchas simuladas
    • Consumo: Gasolina – 13,0 km/l urbano e 17,8 km/l rodoviário
    • Porta-malas: 370 litros
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