Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Curso e licença para guiar superesportivos pode virar lei na Austrália

Proposta surgiu após um motorista ser absolvido do crime de homícidio por atropelar uma jovem com um Larmborghini Huracán

Por Lukas Kenji
27 ago 2022, 12h55

Parlamentares da Austrália devem discutir até o final do ano a adoção de uma licença especial para que motoristas possam guiar esportivos superpotentes. Seria como uma nova categoria de habilitação, como o que é feito atualmente em relação a motos, caminhões, ônibus e veículos comerciais, por exemplo.

O assunto veio à tona após a morte de uma jovem de 15 anos, atropelada por um motorista a bordo de um Lamborghini Huracán. O caso ocorreu em 2019, mas só veio a júri na semana passada. Embora tenha declarado estar abaixo do limite de velocidade, o condutor admitiu dirigir o superesportivo sem o devido cuidado. No entanto, ele foi absolvido da denúncia de “matar por condução perigosa”.

Após a sentença, o premiê do estado da Austrália do Sul, Peter Malinauskas, anunciou que vai propor uma alteração no código de trânsito da região. “Eu acredito que o veredicto deixou a impressão de que a justiça não foi feita aqui. E quando a justiça não é feita, ou aparenta isso, levanta a necessidade de uma reforma da lei”, argumentou, em entrevista ao site australiano ABC News.

Continua após a publicidade

O premiê não deu mais detalhes sobre a proposta, mas ela deve prever cursos de direção adicionais para veículos acima de uma determinada potência, a fim de que os proprietários compreendam os limites de guiar um esportivo de alto desempenho.

Holden Commodore VF-SSV
Os australianos entendem de carro: essa picape baseada no sedã – que conhecemos como Omega – tem motor V8. (Holden/Divulgação)

 

Outras propostas que devem ser discutidas são a proibição de desabilitar o controle de tração desse tipo de carro, além do banimento da carteira de habilitação de quem for acusado de atropelamento até que o caso seja julgado.

Compartilhe essa matéria via:

Malinauskas acredita que as normas podem criar um primeiro enfrentamento por parte dos donos de esportivos, mas imagina que a maior parte desta comunidade concordará com as possíveis novas regras.

Continua após a publicidade

Quanto ao caso de atropelamento citado, a procuradoria-geral e a polícia da Austrália do Sul declararam que vão entrar com ações por punições mais severas em relação ao motorista absolvido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.