Como a injeção direta de combustível aumenta potência e torque? Quais seriam as vantagens em não adotar a injeção direta, como no caso do Onix Plus? – Gabriel Veloso, São Luís (MA).
O principal conceito desta tecnologia e, por consequência, seu ponto forte é injetar o combustível diretamente na câmara de combustão, com a injeção ocorrendo em alta pressão.
Segundo o engenheiro Everton Silva da SAE Brasil, diferentemente da tecnologia convencional (indireta) que ocorre em baixa pressão, o sistema de injeção direta faz com que o combustível seja mais bem pulverizado.
Assim, formam-se gotículas microscópicas, o que auxilia na vaporização, beneficiando a queima da mistura e auxiliando na redução do consumo de combustível e na disponibilidade maior de potência e torque.
No caso do Chevrolet Onix, a vantagem em não usar a injeção direta é a manutenção mais barata para o proprietário.
O fato de o sistema de injeção indireta ser bem mais simples e utilizar menos peças, reduz o preço de mão de obra e dos custos de manutenção.
Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.