Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Corolla Cross GR-S tem cara de esportivo, mas mecânica é aquela de sempre

Divisão esportiva da Toyota deu um banho de loja no SUV, que também ganhou novo acerto de suspensão

Por Pedro Henrique Oliveira 14 set 2021, 17h55
Toyota Corolla Cross GR Sport vermelho 3/4 de frente
A nova versão esportiva do Corolla Cross foi divulgada para o mercado asiático Divulgação/Toyota

A linha de “esportivados” da Toyota ganhou um novo integrante. Depois de Corolla, Hilux e Yaris, chegou a vez de o Corolla Cross receber a versão GR-S (ou GR-Sport). A variante de apelo esportivo foi apresentada ao mercado asiático e ainda não está confirmada para o Brasil. Dado o sucesso do SUV por aqui e pela presença do Corolla GR-S sedã, no entanto, não podemos descartar a possibilidade.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Como nos demais modelos agraciados pela sigla GR Sport, o SUV médio também passa por um banho de loja e adota uma aparência mais agressiva. Além disso, recebe alguns ajustes mecânicos sem grande profundidade, mas com o potencial da Gazoo Racing

Toyota Corolla Cross GR Sport cinza 3/4 de frente
Uma das maiores mudanças é o novo para-choque com a grade com duas seções e maiores aberturas Divulgação/Toyota

A divisão esportiva deixou a suspensão mais firme, assim como no sedã, com novos amortecedores e barras estabilizadoras maiores. As duas motorizações disponíveis para o mercado asiático não sofreram alterações. Ambas contam com o motor 1.8, mas a primeira gera 140 cv, enquanto a segunda, híbrida, entrega até 122 cv. O conjunto híbrido é o mesmo oferecido no Brasil, com a exceção de que, por aqui, o motor a combustão é flex.

As novidades marcam mais presença no visual do SUV. O para-choque dianteiro ganha aberturas maiores, com nichos invadem mais as laterais do veículo e passam a abrigar os faróis de neblina. A grade continua posicionada no alto, mas ficou menor e adotou um contorno que se liga aos faróis – eles, por sinal, têm máscara negra. 

Toyota Corolla Cross GR Sport vermelho 3/4 de trás
Traseira tem menos alterações, como apliques no para-choque e partes em cinza nas lanternas Divulgação/Toyota

Na parte de trás, o Corolla Cross passou por poucas alterações. Uma delas é o aplique prateado na base do para-choque, assim como o logotipo da versão instalado logo abaixo da inscrição “Hybrid”. As lanternas adotaram tons de cinza nas laterais. De lado, ficam visíveis o teto e os retrovisores pintados de preto brilhante, e o aplique prateado na base das portas, como nos para-choques.

  • O interior todo preto (com direito até a teto preto) quer seguir na tocada esportiva já apresentada na parte externa, deixando apenas alguns detalhes prateados, simulando apliques em aço escovado. Eles estão nas maçanetas e nos puxadores das portas, no console central (próximo ao câmbio) e na borda dos comandos e saídas de ar centrais. O logotipo da Gazoo Racing aparece nos bancos e no botão de partida do motor.

    Interior Toyota Corolla Cross GR Sport
    Internamente, o Corolla Cross GR Sport abusa do preto para reforçar o apelo esportivo Divulgação/Toyota

    Vale lembrar que os trabalhos da divisão Gazoo Racing, da Toyota, se dividem em duas vertentes: GR e GR Sport (ou GR-S). A primeira, que tem Yaris e Supra no portfólio, se dedica a entregar modificações mais profundas, focando no alto desempenho dos veículos. Aqui, a sigla GR vem antes do nome do modelo para reforçar sua importância.

    Toyota Corolla Cross GR Sport cinza 3/4 de frente
    O SUV médio segue a linha de outros modelos da marca que apenas aparentam ser esportivos Divulgação/Toyota

    A segunda, por outro lado, tem como premissa dar uma aparência mais esportiva aos modelos. Algumas modificações leves também podem acompanhar, como acerto de suspensão mais firme, por exemplo. É o caso da Hilux, do Corolla sedã e, agora, do Corolla Cross.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    Clique e Assine
    Continua após a publicidade
    Publicidade