A principal novidade da Fiat para o Salão do Automóvel está quase pronta. Trata-se do protótipo da primeira picape média da história da marca no mundo. Ainda em gestação e sem nome de batismo, o projeto será apresentado como picape-conceito. Por isso, alguns detalhes podem mudar até a picape vir à luz do mercado. Mas sem radicalismos: o DNA característico da Fiat, apresentado no protótipo, será mantido. Pela projeção acima, pode-se ter uma ideia bem-definida do que você vai encontrar no Anhembi.
Desenvolvida sobre a plataforma do Fiat Freemont, a novidade terá dimensões semelhantes às do irmão SUV. Mas suas linhas mais suaves e arredondadas lhe darão uma aparência de veículo menor. Repare no para-choque dianteiro, na grade dianteira e nos faróis pequenos. Quem já viu o modelo de perto diz que a caçamba lembra a da futura rival Toyota Hilux, tanto na carroceria como nas lanternas traseiras, apenas mais largas.
Enquanto desenvolve a picape, a Fiat também avalia as concorrentes, frequentemente flagradas nas proximidades da fábrica de Betim (MG), como a Ranger abaixo. Haverá duas opções de motor: 2.0 diesel com 200 cv de potência e 2.4 flex com 170 cv, quando abastecido com etanol. E duas transmissões: manual de seis marchas e automática de oito. O lançamento comercial ocorrerá no fim de 2015.