Clique e assine por apenas 8,90/mês

Concept A Sedan antecipa um novo sedã compacto da Mercedes

Modelo é menor que o CLA e traz elementos de design do AMG GT

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 18 abr 2017, 13h44 - Publicado em 18 abr 2017, 13h40
Sedã compacto é menor que o CLA, e tem desenho ainda mais ousado divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz revelou no Salão de Xangai o Concept A Sedan, uma prévia de um futuro sedã derivado do Classe A. Ele antecipa uma notável mudança na identidade visual dos carros de passeio da marca alemã, hoje criticada pelo design conservador de seus sedãs.

Parte superior da dianteira fica mais pronunciada que o para-choques divulgação/Mercedes-Benz

Embora a Mercedes já conte com um sedã compacto em sua atual linha de produtos (o CLA), o Concept A Sedan é diferente de tudo que a marca produz atualmente. Detalhes como o desenho dos faróis e da grade frontal lembram bastante o superesportivo AMG GT R e o também conceitual AMG GT Concept, e devem ser incorporados aos próximos projetos da marca.

Teto com caimento suave e traseira curta, arrematada com um spoiler integrado à carroceria divulgação/Mercedes-Benz

Com 4,57 metros de comprimento, o A Sedan é 7 cm menor do que o CLA, mas é mais longo do que o Audi A3 Sedan (4,46 metros), um de seus futuros – e principais – concorrentes. A traseira tem caimento parecido com o CLA, mas as lanternas tem formato inédito na Mercedes, e lembram bastante as utilizadas pelos sedãs da Audi e Lexus.

Faróis têm formato triangular e cores que mudam conforme a incidência de luz divulgação
Lanternas são bem parecidas com as do A3 Sedan. Ou dos Lexus divulgação/Mercedes-Benz

Alguns elementos de design, no entanto, dificilmente devem ser adotados no veículo de produção, como as maçanetas embutidas na própria carroceria (como no Jaguar F-Type), os pequenos espelhos retrovisores e as grandes rodas de liga leve de 20 polegadas.

Grade ampla e agressiva e faróis remetem ao AMG GT divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes não diz nada sobre sua fabricação, mas a imprensa europeia já estima um possível reposicionamento do CLA no mercado. Outra hipótese é a de que ele antecipe elementos de design a serem utilizados nas futuras gerações do CLA, Classe C e Classe A.

Continua após a publicidade
Publicidade