PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Comparativo no papel: Hyundai Creta x Honda HR-V

Levando em conta preços e pacotes de equipamentos, SUV da marca coreana tem condições reais de incomodar o atual líder da categoria

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 dez 2016, 18h04 - Publicado em 6 dez 2016, 19h31
Hyundai Creta x Honda HR-V
()

Astro da Hyundai no último Salão do Automóvel, o Creta surge como principal ameaça ao reinado do Honda HR-V. Apoiado na tradição da marca sul-coreana em SUVs, o modelo estreia no mercado nacional em janeiro de 2017 disposto a conquistar uma fatia generosa do segmento “da moda” no Brasil.

Para atingir seu objetivo, o Creta aposta em motorizações atraentes e conteúdo generoso. Mas será que o Hyundai terá condições de desbancar o atual líder HR-V? Como ainda não tivemos condições de leva-lo à pista de testes, comparamos os dois modelos com base nas informações liberadas até agora pela Hyundai, ou seja, preços e lista de equipamentos.

Analisamos apenas as versões oferecidas com câmbio automático (no caso do HR-V a caixa é CVT), considerando que serão elas as mais procuradas – a própria Hyundai estima que as configurações automáticas responderão por 85% do volume estimado de vendas mensais (3.000 unidades).

 

Creta Pulse 1.6 AT (R$ 85.240) x HR-V LX 1.8 CVT (R$ 86.800)

Alguns vão dizer que seria mais justo comparar o HR-V LX com a versão de entrada Creta Attitude. Mas a situação muda ao observarmos a proximidade do preço do HR-V LX com o Creta Pulse, sendo que a LX é a versão mais barata do HR-V e a Pulse a configuração intermediária da linha Creta.

Méritos para a Hyundai, que posicionou seu produto de forma agressiva (e competitiva) no mercado. Outro ponto importante é o fato de a versão de entrada Attitude vir apenas com câmbio manual de seis marchas, algo que não ocorre com a Pulse – como dissemos anteriormente, levamos em consideração apenas as versões oferecidas com transmissão automática.

Continua após a publicidade

Ambos saem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas. No entanto, piloto automático, sensor de pressão dos pneus e sistema start-stop são exclusividades do Creta.

Pesam a favor do HR-V as ofertas do freio de estacionamento elétrico e o versátil sistema de rebatimento de bancos ULT, que abre espaço para transporte de cargas de vários tamanhos. O motor 1.8 do Honda também é mais forte: são 140 cv e 17,4 mkgf, contra 130 cv e 16,5 mkgf do 1.6 do Creta.

Hyundai Creta
()
150312hrv-08.jpg
(Divulgação)
Continua após a publicidade

Creta Pulse 2.0 AT6 (R$ 92.490) x HR-V EX 1.8 CVT (R$ 93.000)

A versão intermediária com motor 2.0 da novidade da Hyundai traz faróis do tipo projetor e luzes de iluminação diurna de leds, vidros elétricos com função antiesmagamento, sistema de navegação por satélite (GPS), saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e faróis com iluminação adaptativa lateral – estes dois últimos itens não são oferecidos em nenhuma versão do HR-V.

Frente ao seu rival, o HR-V se destaca por oferecer o supracitado freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado digital – no Creta intermediário ele é analógico.

Além disso, no papel o motor 2.0 oferecido no coreano é mais potente e com mais torque que o do japonês: até 166 cv e 20,5 mkgf, contra os 140 cv e 17,4 mkgf do 1.8 do HR-V.

Hyundai Creta
()
Continua após a publicidade
Honda HR-V Touring
()

Creta Prestige 2.0 AT6 (R$ 99.490) x HR-V EXL 1.8 CVT (R$ 101.400)

A versão topo de linha do HR-V traz entrada HDMI na central multimídia e espelho retrovisor com função Tilt Down. O Creta Prestige, por seu lado, oferece airbags laterais e do tipo cortina (somando seis bolsas infláveis contra quatro do Honda), banco do motorista com climatização e destravamento das portas e partida do motor sem chave. E o Hyundai ainda custa R$ 1.910 a menos.

A Honda prepara para breve o contra-ataque com o lançamento de uma nova versão topo-de-linha chamada Touring. Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, ela custará mais do que a EXL – e, consequentemente, também será mais cara do que o Creta Prestige.

 

VEREDICTO

Mais barato do que o HR-V em todas as versões, o Creta tem tudo para incomodar o atual líder da categoria. Além de pesar menos no bolso, o modelo da Hyundai tem uma opção de motorização mais potente (no caso da configuração 2.0) e prazo de garantia maior (cinco anos contra três da Honda).

Continua após a publicidade

Ambos os serviços de pós-venda foram bem avaliados na pesquisa de satisfação Os Eleitos 2016. No entanto, vale ressaltar um ponto importante a favor do HR-V: o Honda tem freio a disco nas quatro rodas, enquanto o Creta insiste no freio a tambor na traseira.

Este último aspecto e tudo mais relacionado à motorização, dirigibilidade e consumo só poderão ser comparados de fato quando a Hyundai Motor Brasil (não confundir com a Caoa, responsável pelos importados e pela linha Tucson / ix35) disponibilizar veículos para teste, o que deve ocorrer logo no início de 2017.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.