QUATRO RODAS de julho: comparamos Taos, Corolla Cross e Compass
Comparativo dos novos SUVs médios, teste do novo Renault Captur e o desmonte do Tiggo 5X de Longa Duração são alguns destaques da QUATRO RODAS de julho
Os SUVs médios foram responsáveis, até aqui, pelos principais e pela maior quantidade de lançamentos do ano.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Por isso, a capa da QUATRO RODAS de julho destaca o revelador comparativo entre os novatos Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, e o veterano Jeep Compass. Será que algum dos recém-chegados conseguirá desbancar o líder da categoria? A edição 747 chega hoje às bancas, mas se você tem assinatura digital, já pode degustá-la no GoRead ou no aplicativo de banca digital da sua operadora de telefonia.
Subindo um degrau, também andamos no novo Peugeot 3008, que ganha alterações visuais leves e recursos de condução autônoma, mas não muda a mecânica. Por outro lado, testamos o novo Renault Captur. Além das mudanças visuais e de acabamento, ele tem como grande novidade o motor 1.3 turbo que já equipa alguns modelos da Mercedes-Benz, como o Classe A Sedan. No Renault, porém, a unidade é ainda mais potente e faz o SUV andar como um Sandero R.S.
Para fechar a sequência dos utilitários esportivos, a nova edição apresenta o desmonte do Caoa Chery Tiggo 5X, encerrando a passagem do chinês pelo teste de Longa Duração depois de 60.000 km rodados.
Trazemos ainda opções para quem não busca um SUV, como o novo BMW M3 em sua versão extrema Competition Track, o Toyota Corolla GR-S (que não é tão esportivo quanto parece) e o Renault Stepway, o último modelo da família Sandero equipado com câmbio automático.
Também fomos até a Europa para andar no Dacia Spring, variante elétrica do Kwid, que é o modelo elétrico mais barato do continente europeu e promete popularizar a eletrificação. Será que consegue? Ao menos preço para isso, ele tem.
E tem mais!
Usado do mês: Peugeot 2008 cativa por ter estilo interessante, dirigibilidade de perua e bom nível de equipamentos de série.
Segredo: Chevrolet prepara ofensiva de modelos elétricos que inclui novos Bolt e Bolt EUV para o Brasil.
Reportagem: as trocas de óleo devem sempre seguir as recomendações do fabricante, certo? Mas e quando é a montadora quem muda de marca?
Assim que se faz: para que serve e como são feitas as tintas dedicadas à pintura automotiva?
Clássicos: o mais longevo modelo da casa milanesa, Alfa Romeo Spider encantou os entusiastas em uma carreira que durou quase três décadas.
Maserati MC20: o superesportivo tem a missão de fazer a marca italiana voltar aos seus dias de glória.
Carta ao leitor: Fila de lançamentos
Mesmo com pandemia, falta de componentes e CPI da Covid, a indústria automobilística segue com seus planos. Das seis atrações de nossa capa deste mês, cinco são lançamentos. A exceção é o Caoa Chery Tiggo 5X, que chegou ao final da maratona do teste de Longa Duração após rodar 60.000 km. O Tiggo 5X ganhou o destaque da edição pelo grande interesse que sua avaliação despertou entre os leitores.
Os demais modelos mostrados na capa chegaram ao mercado encadeados. O primeiro da fila foi o Toyota Corolla Cross, que estreou em março. Depois veio o Jeep Compass reestilizado e com novo motor, em maio. E, em seguida, o VW Taos. Esse trio trava o comparativo mais aguardado do ano, no qual o líder absoluto do mercado é desafiado por dois fortes rivais, que foram criados justamente com a missão de desbancar o maioral. Se vão conseguir isso, só o tempo vai dizer, mas este primeiro confronto é bastante revelador. Ele mostra que a Stellantis, dona da Jeep, se preparou bastante para a chegada dos concorrentes, mas será que se manteve superior em todos os aspectos analisados?
Completando o cardápio, há dois outros lançamentos, estes chegando este mês, que são Peugeot 3008 e Renault Captur, ambos reestilizados. Para os fãs das carrocerias mais tradicionais, diferentes de SUVs, temos ainda os testes do sedã Toyota Corolla GR-S e do hatch Renault Stepway Iconic 1.6 CVT. O Toyota, que é uma versão preparada pela divisão de competições Gazoo Racing, foi lançado em fevereiro, mas ainda não havia sido incorporado à frota da fábrica até agora. E o Renault, um velho conhecido do mercado, chegou até aqui como o único da família equipado com câmbio automático.
Sempre é bom saber que a indústria não está parada e outros lançamentos chegarão nos próximos meses, com destaque para a picape intermediária da GM, a nova Chevrolet Montana, que vem com porte de Fiat Toro, sobre a qual você poderá saber mais na seção Via Expressa. Esse lançamento deve estimular a VW a desengavetar o projeto de sua picape Tarok. Mas isso é assunto para outra edição.
Boa leitura!