Sinônimo de carro brasileiro, o Volkswagen Gol parou de ser fabricado no final de 2022. Mas também fez história fora do país, afinal foi exportado para dezenas de países ao longo dos mais de 40 anos e até mesmo fabricado na China. Prova do seu sucesso internacional é que virou capa de CD fora do Brasil.
Trata-se do disco Rayo, do cantor de reggaeton colombiano J Balvin. Rayo é justamente o apelido deste Volkswagen Gol 1997 escolhido a dedo, pois foi este o primeiro carro que J Balvin teve, como presente do seu pai aos 17 anos.
View this post on Instagram
Mas o real motivo para dedicar o álbum ao carro, de acordo com o cantor, foi o fato de ter sido seu fiel companheiro no início da carreira. Usava para sair com os amigos, viajar para shows, vender roupas e também suas primeiras produções musicais.
“Em eventos do Sound on Wheels, eu cheguei com meus CDs no porta-malas do carro para vender”, lembra o cantor. “Era como se fosse o meu pequeno negócio, por meio do carro pude começar a fazer a minha parte no negócio”, completa.
View this post on Instagram
Mas o Gol original era vermelho e ganhou o apelido de “Rayo” por lhe parecer rápido. Os VW Gol eram exportados para a colômbia naqueles tempos com motores 1.6 e 1.8, não havia versões 1.0 por lá. Está explicado…
Mas o agora famoso ‘Gol Bolinha’ do cantor de reggaeton não está nada parecido com a versão original fabricada de 1994 e 2005. Foi totalmente transformado, com pintura cromada, portas tesoura no estilo Lamborghini e interior totalmente branco, embora mantenha velocímetro analógicos, saídas de ar, seletor de ar-condicionado e o console central originais.
O volante é diferente do original e, obviamente, há uma enorme central multimídia e um conjunto de alt0-falantes ocupando todo o porta-malas.
Um Gol como esse não passaria batido em lugar algum, nem no Brasil e nem na Colômbia, o que ajuda a, claro, no marketing do cantor. Na verdade, o próprio carro tem sua conta no Instagram.
Não há informações sobre mudanças mecânicas neste VW Gol cromado. É possível, inclusive, ver nos vídeos que o câmbio manual do modelo foi mantido. E que a suspensão rebaixada é bem mais firme que a original.