Os carros do futuro dispensarão até o volante. Faróis, entretanto, seguirão essenciais para que câmeras de automação veicular, por exemplo, operem normalmente. Para que a iluminação automotiva siga acompanhando os novos tempos, a Porsche investiu na criação de um inovador sistema de matrizes de led, que eleva essa tecnologia a outro patamar.
Até então, os faróis Matrix da alemã traziam 84 leds, que se apagavam ou acendiam conforme a área que deveria ser iluminada. Agora são nada menos que 65.536 desses pontos de luz, divididos em quatro módulos com o diâmetro de 12 mm cada um (uma moeda de 10 centavos de euro tem 20 mm).
Cada farol trará dois módulos, com lentes diferentes entre si – uma focada em espalhar luz e outra em concentrá-la. Poder computacional será utilizado para desligar e ligar leds específicos que, levando em conta os cálculos ópticos, jogarão a luz onde é necessário, em tempo real.
Sozinho na estrada, o Porsche focará em iluminar distâncias de até 600 m, de modo homogêneo. Se um carro vier na contramão ou estiver à frente, a luz o contornará em tempo real. Nesse caso, a energia economizada pelos leds desligados será aproveitada nos leds ligados, que ganharão mais brilho.
Em rodovias também há a função “tapete luminoso”, que concentra luz exatamente na faixa de rodagem do veículo. Por fim, caso o motorista esteja passando por vias em obras, os faróis iluminarão o trecho em si e também os objetos de sinalização, certificando-se de que o reflexo deles não cause ofuscamento em outros motoristas.
Ainda não há data para que os faróis HD Matrix, como são chamados, cheguem às ruas. A certeza, porém, é de que a icônica assinatura luminosa de faróis quádruplos da Porsche seguirá viva (e aperfeiçoada).
Mira apurada
Muito além dos faróis, a tecnologia HD Matrix depende de intenso poder de processamento de todas as informações necessárias para o seu jogo de luz em tempo real
Computação gráfica…
Há espécie de microplaca de vídeo em cada um dos quatro módulos. Esse chip é responsável não só por ligar e desligar, mas também por ajustar a intensidade de cada um dos 16.384 leds sob sua responsabilidade.
… E câmeras
Os quatro chips se comunicam intensamente com outros sistemas do carro. A câmera frontal também é protagonista na tecnologia e, junto aos comandos no volante, serve de referência para que se entenda o ambiente ao redor do veículo e onde a emissão de luz será mais bem aproveitada pelo condutor.
Assinatura marcante
A fabricante faz questão de manter uma das marcas registradas de seus esportivos: os faróis ao estilo “Quatro Olhos”. Isso foi um requisito no desenvolvimento do HD Matrix, e a saída encontrada foi concentrar a tecnologia nos projetores de baixo. Em cima, vão as luzes de posição e um farol auxiliar.
Sinal luminoso
Mesmo desligado, um Porsche que traga os novos HD Matrix aproveitará o potencial tecnológico. Inicialmente, haverá animações que se projetam quando o carro é ligado ou desligado. No futuro, é possível a exibição de informações úteis ao condutor.