Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como é o novo Chevrolet Monza que substitui o Onix na China e faz 21 km/l

Maior e mais estiloso, Chevrolet Monza faz até 21 km/l acumulou as funções do Cruze a agora também assume o posto do Onix

Por João Vitor Ferreira
5 ago 2023, 04h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os chineses desistiram do Chevrolet Onix. Encalhado desde o ano passado, a montadora tentou de tudo para vendê-lo, inclusive, descontos de até 45% sobre a tabela. Com o seu fim, a Baojun (também parte da joint-venture SAIC-GM) passa a vender carros mais baratos enquanto o sedã de entrada da Chevrolet passa a ser o novo Monza.

    A nova geração do Chevrolet Monza está à venda no mercado chinês desde 2018 e a partir de 2020 passou a preencher a lacuna do Cruze, quem lhe emprestou a plataforma D2XX. Com sua recente restilização, porém, o Monza também passou a ter acabamento melhor e mais tecnologia.

    chevrolet_monza_2024
    (Divulgação/Chevrolet)

    No design, até é bastante semelhante ao Onix na traseira e quando visto de perfil. Mas a grade alinhada aos faróis e em forma de X remete à nova Blazer e ao SUV cupê Seeker, também fabricado na China. Já os faróis de LED são mais parecidos com o de outro sedã, o Cruze.

    Chevrolet-Monza-2022
    Chevrolet Monza (Divulgação/Chevrolet)

    Por falar no Cruze, o comprimento do Monza é praticamente o mesmo, 4,66 m. Porém, o Monza tem um entre-eixos menor, de 2,64 m contra 2,70 m do sedã médio vendido no Brasil.

    Continua após a publicidade
    Chevrolet-Monza-2022
    (Divulgação/Chevrolet)

    No interior, o Monza tem visual bem mais moderno. O sedã copia o estilo de duas telas de 10,25’’ integradas em uma mesma moldura para quadro de instrumentos e central multimídia, como no Tracker RS Chinês. Ainda tem carregador sem fio para smartphones, freio de estacionamento eletrônico, bancos dianteiros aquecidos, monitor de pontos cegos e retrovisores externos com desembaçador.

    Compartilhe essa matéria via:

    Para não cometer os mesmos erros do Onix, o Monza dispensa os motores três cilindros, que não agradaram os chineses. Em sua versão mais básica, o Monza é equipado com o motor quatro cilindros 1.5 de 109 cv e 14,3 kgfm e que já é conhecido dos chineses por equipar outros Chevrolet. 

    Continua após a publicidade

    Chevrolet-Monza-2022

    Essa motorização tem a opção de transmissão automática ou manual de seis marchas. Com o 1.5, o Monza chega aos 100 km/h em 12,9 s e tem consumo urbano de 17 km/l e rodoviário de 20 km/l no cliclo chinês.

    Chevrolet-Monza-2022
    (Divulgação/Chevrolet)
    Continua após a publicidade

    A segunda opção é mais moderna e traz motor 1.3 turbo com tecnologia híbrida leve de 48V. São 163 cv e 23,4 kgfm a 1.800 rpm nessa configuração, que recebe câmbio automático de dupla embreagem com 6 marchas. A Chevrolet diz que ele chega aos 100 km/h em 9,2 s e tem consumo urbano de 20 km/l e rodoviário de 20,9 km/l. 

    Chevrolet-Monza-2022
    Telas integradas vêm do Tracker RS chinês e já estrearam no Brasil na nova Montana (Divulgação/Chevrolet)

    Além da China, o Monza também é vendido no México como Cavalier. Na China, agora ele será o novo sedã de entrada da marca, que também vende o Malibu por lá. Os modelos de entrada vão ficar a cargo de outras marcas da joint venture SAIC-GM, como a Baojun, que fabrica o novo Chevrolet Aveo vendidos no México. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.