Os chineses desistiram do Chevrolet Onix. Encalhado desde o ano passado, a montadora tentou de tudo para vendê-lo, inclusive, descontos de até 45% sobre a tabela. Com o seu fim, a Baojun (também parte da joint-venture SAIC-GM) passa a vender carros mais baratos enquanto o sedã de entrada da Chevrolet passa a ser o novo Monza.
A nova geração do Chevrolet Monza está à venda no mercado chinês desde 2018 e a partir de 2020 passou a preencher a lacuna do Cruze, quem lhe emprestou a plataforma D2XX. Com sua recente restilização, porém, o Monza também passou a ter acabamento melhor e mais tecnologia.
No design, até é bastante semelhante ao Onix na traseira e quando visto de perfil. Mas a grade alinhada aos faróis e em forma de X remete à nova Blazer e ao SUV cupê Seeker, também fabricado na China. Já os faróis de LED são mais parecidos com o de outro sedã, o Cruze.
Por falar no Cruze, o comprimento do Monza é praticamente o mesmo, 4,66 m. Porém, o Monza tem um entre-eixos menor, de 2,64 m contra 2,70 m do sedã médio vendido no Brasil.
No interior, o Monza tem visual bem mais moderno. O sedã copia o estilo de duas telas de 10,25’’ integradas em uma mesma moldura para quadro de instrumentos e central multimídia, como no Tracker RS Chinês. Ainda tem carregador sem fio para smartphones, freio de estacionamento eletrônico, bancos dianteiros aquecidos, monitor de pontos cegos e retrovisores externos com desembaçador.
Para não cometer os mesmos erros do Onix, o Monza dispensa os motores três cilindros, que não agradaram os chineses. Em sua versão mais básica, o Monza é equipado com o motor quatro cilindros 1.5 de 109 cv e 14,3 kgfm e que já é conhecido dos chineses por equipar outros Chevrolet.
–Essa motorização tem a opção de transmissão automática ou manual de seis marchas. Com o 1.5, o Monza chega aos 100 km/h em 12,9 s e tem consumo urbano de 17 km/l e rodoviário de 20 km/l no cliclo chinês.
A segunda opção é mais moderna e traz motor 1.3 turbo com tecnologia híbrida leve de 48V. São 163 cv e 23,4 kgfm a 1.800 rpm nessa configuração, que recebe câmbio automático de dupla embreagem com 6 marchas. A Chevrolet diz que ele chega aos 100 km/h em 9,2 s e tem consumo urbano de 20 km/l e rodoviário de 20,9 km/l.
Além da China, o Monza também é vendido no México como Cavalier. Na China, agora ele será o novo sedã de entrada da marca, que também vende o Malibu por lá. Os modelos de entrada vão ficar a cargo de outras marcas da joint venture SAIC-GM, como a Baojun, que fabrica o novo Chevrolet Aveo vendidos no México.