Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chevrolet Onix sai de linha na China por rejeição a motores três cilindros

Após alguns anos vendendo bem, Chevrolet Onix encalhou e passou a ser vendido com 45% de desconto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jul 2023, 16h25 - Publicado em 31 jul 2023, 11h46

O Chevrolet Onix saiu de linha na China, justamente o país onde a atual geração foi desenvolvida. O sedã compacto chegou a figurar entre os mais vendidos do seu segmento, mas desde 2022 estava encalhando nas concessionárias mesmo com novas versões. O sedã nem sequer ganhou linha 2023.

Na verdade, a Chevrolet passou os últimos seis meses tentando zerar os estoques com estratégias como descontos de até 45% e repasses para lojistas regionais. O Onix não aparece mais na home do site da Chevrolet na China, mas sua página continua ativa anunciando a linha 2022.

CHEVROLET ONIX REDLINE 2023
(Divulgação/Chevrolet)

A versão topo de linha Redline, com motor 1.0 turbo de 125 cv e câmbio automático de seis marchas era vendida por 89.000 yuan e passou a 59.000 yuan com desconto, o equivalente a R$ 39.000.

Continua após a publicidade

Em março de 2022 a Chevrolet ainda chegou a lançar versões mais baratas com motor três cilindros 1.3 aspirado de 107 cv e câmbio manual de cinco marchas por 79.000 yuan. Estas mesmas unidades passaram a ser vendidas por 44.000 yuan, um desconto de 45% que jogou o sedã para o equivalente a cerca de R$ 30.000.

Lote de Chevrolet Onix encalhados na província de Hubei, na China, em junho de 2022
Lote de Chevrolet Onix 0km encalhados na província de Hubei, na China, em junho de 2022 (Yiche Car/Reprodução)

Essa versão foi uma tentativa de melhorar as vendas do sedã compacto, mas em vão. O mercado chinês tem forte rejeição aos motores de três cilindros e esse foi um dos motivos que, em conjunção, forçaram o fim da produção do Chevrolet Onix na China.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A imprensa local relata reclamações com vibração e ruído do motor 1.0 turbo do Onix, além de alguma agressividade do câmbio automático nas arrancadas. Mas a rejeição por motores de três cilindros vai além disso, é semelhante a rejeição que o consumidor brasileiro teve de carro com quatro portas e motor 16V.

onix
Versão brasileira é idêntica a chinesa (Divulgação/Chevrolet)

A Ford, inclusive, chegou a abandonar seu motor três cilindros 1.5 EcoBoost na China por isso – e o Escort chinês nunca conseguiu recuperar as vendas.

Continua após a publicidade
onix
Motor 1.0 turbo de três cilindros não caiu no gosto dos chineses (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Em 2022, o melhor mês do Chevrolet Onix em vendas na China foi junho, com 2.841 emplacamentos. Em seu melhor momento, chegou a ter 10.000 carros vendidos por mês e mais de 100.000 carros vendidos por ano.

onx
Interior do sedã brasileiro é praticamente igual ao do modelo chinês (Divulgação/Chevrolet)

Outro motivador foi o lançamento do novo Chevrolet Monza chinês, maior e mais equipado, e com motor 1.5 de quatro cilindros – obedecendo uma mudança estratégica traçada desde 2020. Ele roubou as atenções entre os sedãs na Chevrolet e o Onix ficou de escanteio.

Continua após a publicidade
onix
Na traseira as lanternas são bipartidas (Divulgação/Chevrolet)

A estratégia da marca agora seria deixar o mercado de entrada para outras marcas da joint-venture SAIC-GM, como a Baojun, que fabrica, por exemplo, os novos Chevrolet Aveo vendidos no México. Assim a Chevrolet passa a focar em produtos um pouco melhores, como o Tracker, o novo Monza e o SUV cupê Seeker.

O que vai acontecer com o Chevrolet Onix a partir de agora?

A fábrica de Dong Yue, localizada na cidade de Yantai, na China, também era responsável por abastecer o México (onde o Onix teve produção interrompida em 2021) e outros mercados da América Central. Estes mercados poderiam ser abastecidos pelo Brasil ou simplesmente tirar o Onix de linha.

Chevrolet Onix tinha versões com faróis de led na China
Chevrolet Onix tinha versões com faróis de led na China (Divulgação/Chevrolet)

A produção do Chevrolet Onix no Brasil, porém, não deverá ser afetada. Como saiu de linha na China antes mesmo de ter uma reestilização, a atualização visual prevista para a linha 2025 (informação do Autos Segredos) será executada no Brasil, garantindo o modelo até 2030, pelo menos.

Faróis de led, teto solar e o subchassi dianteiro mais estruturado, que estavam nos carros chineses, poderiam ser adotados no Brasil.

O que pode ficar mais difícil é garantir uma nova geração para o Chevrolet Onix sem ter a China como um possível mercado (agora o sedã é fabricado apenas no Brasil e no Uzbequistão). Além do mais, a Chevrolet estende ao Brasil a estratégia de passar a vender apenas carros elétricos a partir de 2035.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.