Como é o novo SUV da Toyota que custa menos de R$ 100.000?
Desenvolvido em parceria com a Suzuki, o Toyota Starlet Cross usa o mesmo motor do Yaris nacional e é menor do que um Fiat Pulse
Em algumas partes do mundo, a Toyota adotou uma estratégia bem diferente da vista no Brasil, fazendo uma parceria com a Suzuki para desenvolver novos veículos, inicialmente com foco na Índia. Foi assim que surgiu o Toyota Urban Cruiser Taisor, uma variante do Suzuki Fronx e que acaba de chegar à África do Sul com o nome Starlet Cross por 299.900 rand, o que dá R$ 92.604 na conversão direta.
Esta confusão começou em 2017, quando a Toyota e a Suzuki anunciaram uma aliança, em que a Suzuki traria sua experiência em fazer veículos compactos e a Toyota cederia sua tecnologia de eletrificação.
O projeto inicial era para a Índia, com produção local, e todos os carros seriam lançados pelas duas marcas. Em 2022, as fabricantes aumentaram a colaboração para começar a vender estes carros em outros mercad,os como a África do Sul.
Um destes modelos é o Suzuki Fronx, um SUV compacto lançado em 2023 e que virou o Toyota Urban Cruiser Taisor na Índia. Agora que chegou à África do Sul, a divisão local optou por um nome mais curto e simples: Starlet Cross.
Explicada sua origem, vamos falar do carro em si. É um SUV com 3,99 m de comprimento, o que faz com que seja menor do que um Fiat Pulse e seus 4,09 m. Até o Toyota Yaris Cross, que será produzido no Brasil a partir de 2025, é maior, medindo 4,31 m. Compensa no entre-eixos de 2,52 m, apenas 10 cm a menos do que o Yaris Cross.
Este tamanho abaixo dos 4 metros tem um bom motivo: os carros na Índia pagam impostos de acordo com o seu tamanho e o motor utilizado. A faixa até os 4 metros é a que paga menos taxas, fazendo com que seja uma opção mais barata.
A versão indiana é vendida com duas motorizações, com o motor 1.2 aspirado de 90 cv nas configurações de entrada e 1.0 turbo híbrido-leve de 100 cv nas mais caras. Na África do Sul, o SUV compacto chegou somente com o 1.5 aspirado de 105 cv, similar ao que equipa a linha Yaris no Brasil.
Como a ideia é ser barato, não tinha como ser muito equipado. Há faróis e lanternas de led com acendimento automático, dois airbags, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro, multimídia com tela de 7 polegadas, câmera de ré, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.
A versão topo de linha adiciona itens como central de 9 polegadas, retrovisor eletrocrômico, seis airbags e volante com ajuste de profundidade.
Embora pareça ser uma opção para o Brasil, por ser um SUV compacto barato, a Toyota seguirá outro caminho, com o inédito Yaris Cross. A produção em Sorocaba (SP) está programada para começar no final deste ano, chegando ás concessionárias em 2025.