Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com quatro novos carros, Citroën quer se tornar ‘marca confiável’ até 2024

Além de apresentar van elétrica ao mercado brasileiro, Citroën lançará dois modelos inéditos para fazer companhia ao novo C3

Por Eduardo Passos
Atualizado em 12 nov 2021, 12h09 - Publicado em 12 nov 2021, 11h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com o apoio da nova gigante Stellantis, a Citroën apresentou, nesta sexta-feira (12) seu “plano de dominação” para o Brasil. Sem modéstia, a francesa pretende quadruplicar suas vendas no país com o que chamou de “inovação acessível”.

    Publicidade

    Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    Publicidade

    Para ir de 1% aos 4% de participação no mercado nacional até o final de 2024, a numerologia entrará em ação. Serão quatro pilares que envolvem de confiabilidade mecânica a novos modelos, incluindo elétricos e sustentabilidade.

    Um deles já foi apresentado, e é a van elétrica ë-Jumpy, que chegará às lojas ainda em 2021. A meta é atender de grandes frotistas a profissionais autônomos, aproveitando os até 75 kWh de bateria para uma autonomia de até 300 km, voltada para fretes urbanos.

    Baterias próximas ao solo dão mais estabilidade à van
    Baterias próximas ao solo dão mais estabilidade à van (Divulgação/Citroën)

    Elogiada no exterior, a ë-Jumpy não se difere em quase nada do equivalente a combustão, com diferença visual mais perceptível sendo a portinhola de carregamento no para-lamas dianteiro esquerdo. Sob o capô, porém, a mudança é mais drástica, com motor elétrico dianteiro de 138 cv e 26,5 kgfm — entregues instantaneamente, contribuindo para a rodagem urbana e um bom rendimento quando carregada.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Marca descolada

    Aproveitando um prestígio de marca premium quase exclusivo do Brasil, a Citroën pretende seguir movimento semelhante ao da Peugeot, e produzir veículos com posicionamento bem específico.

    Se no caso do Leão a busca é pelo prestígio e refinamento, a conterrânea quer trazer um aspecto jovial, com mais experimentações estéticas, por exemplo. “Essa relação com as pessoas é a nossa essência. (…). Somos uma marca humanizada e diferenciada”, pontuou Vanessa Castanho, chefe da Citroën na América do Sul.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Para quadruplicar as vendas, porém, Castanho sabe que não basta vender carros com estética “leve e colorida” e, por isso, corre contra o tempo para preparar o novo Citroën C3 para a venda. O compacto que intensificou rixas entre as antigas PSA e FCA ainda busca atingir um padrão de segurança desejável, a poucos meses de sua chegada às lojas.

    CITROEN C4 CACTUS X-SERIES
    Modelos ainda maiores que o Citroën C4 Cactus serão lançados, crava imprensa estrangeira (Divulgação/Citroën)

    A confiança no projeto CC21, porém, segue inabalada, e dessa plataforma ainda surgirão dois novos carros até 2024. “Todos eles carregam o DNA regional, com vocação global”, afirma a montadora, que criou versões simplificadas de modelos europeus para mercados como do Brasil e Índia.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Além do C3, haverá novidades no segmento C que, de acordo com a imprensa indiana, envolvem SUVs de três fileiras. Modelos com hibridização leve e plug-in também são cotados, em sintonia com o quarto pilar, a sustentabilidade.

    Citroen_Novo_C3_2023
    Novo C3 terá companhia de dois novos modelos oriundos do projeto C-Cubed, feito entre Brasil e Índia (Divulgação/Citroën)

    Para dar conta desse volume o trabalho já começou, e a rede concessionária da francesa irá de 125 para 173 lojas no Brasil até o lançamento do C3, no início de 2022. Com mais penetração em mercados regionais conservadores, também vêm a necessidade de corrigir o preconceito com modelos franceses.

    Continua após a publicidade

    Nesse aspecto, ponto para a economia de escala da Stellantis, que permitirá uso de componentes como os novos motores aspirados e turboflex da família GSE e as inéditas plataformas STLA.

    “Ser uma marca próxima é estar disponível para o cliente sempre que ele precisa. A Citroën vai proporcionar cada vez mais o sentimento de acolhimento em todos os momentos (dessa) jornada”, completou Castanho, sem medo da “responsa”, como diriam os mais cools.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.