Depois dos Classe A 35 e CLA 35, a Mercedes lança no Brasil a nova geração dos A 45 S e CLA 45 S. Enquanto o hatch parte dos R$ 434.900, o cupê de quatro portas custa R$ 458.900.
O motor também é um 2.0 turbo com injeção direta, mas é instalado no motor de forma invertida, com o sistema de escape (coletor, turbo, catalisador) junto à parede corta fogo, que permite atingir mais rapidamente a temperatura de trabalho, auxilia na obtenção de melhores resultados nos testes de emissões e deixa o fluxo de gases mais direto, otimizando o desempenho.
Mas há muitas outras alterações internas, como nos materiais utilizados nos cilindros, o turbocompressor (com até 2,1 bar) tem duas volutas alimentadas separadamente e rolamentos inspirados no V8 4.0 do AMG GT 4, o sistema de refrigeração tripla (água, ar e óleo) e a injeção direta com dois estágios de atuação.
O resultado são 421 cv e 51 kgfm de torque, o que faz dele o motor quatro-cilindros mais potente do mundo a equipar um modelo de produção regular. O câmbio é o automático de dupla embreagem com oito marchas de antes.
A tração é integral, mas para dar maior capacidade de contorno de curva e acelerações com aderência máxima. Para isso, a empresa desenvolveu um novo sistema de diferencial traseiro com dois conjuntos de embreagens multidiscos, um para cada roda.
E basta um toque de botão para ativar o modo Drift, quado as rodas de trás recebem até 80% do torque e passam a tolerar uma boa dose de destracionamento, permitindo dirigir com escorregamento controlado, como se o carro fosse um autêntico tração traseira.
No que diz respeito ao desempenho, o A 45 chega aos 100 km/h em 3,9 s. O CLA 45 tem exatamente o mesmo conjunto mecânico e alcança a mesma marca em 4 s.
Dentro há o mesmo conjunto de infoentretenimento MBUX do Classe A convencional, o que é ótimo. Porém, adaptado com novas identidades visuais para o quadro de instrumentos.
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