Com 40 cv adicionais, Ferrari mostra série especial F12tdf

Marca homenageia o Tour de France, tradicional competição automobilística do século passado

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A Ferrari revelou nesta terça-feira (13) a F12tdf. Trata-se de um modelo com produção limitada (apenas 799 unidades) e ainda sem preço definido, criado para homenagear o tradicional Tour de France (de carros, não de bicicletas), evento automobilístico realizado entre 1951 e 1986 e que teve alguns carros da Ferrari como vencedores ao longo desse período – destacadamente, a 250 GT Berlinetta, acumulando muitas conquistas a partir da segunda metade da década de 1950.

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A grande novidade na comparação com a F12 Berlinetta convencional é a atualização do motor V12. No F12tdf, são oferecidos 40 cavalos de potência a mais, totalizando 780 cv. Também estão disponíveis 1,5 mkgf de torque adicionais, chegando a 71,9 mkgf. O câmbio F1 DCT também mudou, ficando até 40% mais ágil nas trocas e com relações 6% mais curtas.

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Com todas essas alterações, a F12tdf acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, e de 0 a 200 km/h, em 7,9s. A velocidade máxima alcançada pelo modelo é de 340 km/h. Em termos de desempenho, o esportivo foi capaz de completar uma volta na pista de testes da Ferrari em Fiorano em 1min21s – para efeito de comparação, o recorde do traçado para carros de rua é da LaFerrari, com o tempo de 1min19s7. Já a F12 Berlinetta convencional tem como melhor tempo 1min23s.

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Outras alterações providenciadas pela Ferrari foram a introdução de pneus dianteiros mais largos (275 milímetros) e do sofisticado sistema Virtual Short Wheelbase, que ajusta automaticamente o eixo traseiro de acordo com a velocidade do carro, o ângulo do volante e a velocidade do movimento do volante.

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Também vale mencionar o trabalho da engenharia da Ferrari na parte aerodinâmica da F12tdf, de modo a obter uma melhora no downforce superior a 100% na comparação com a F12 Berlinetta. Com as instalações de um novo difusor traseiro, um novo aerofólio (seis centímetros mais longo e três centímetros mais alto), uma janela traseira mais inclinada e novo formato da traseira, o downforce a 200 km/h subiu de 107 kg para 230 kg.

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