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Clássicos: Dodge Gran Sedan, um Dart mais requintado

No auge da marca no Brasil, nenhum modelo da linha era mais requintado que esse Dodge V8

Por Fabiano Pereira Atualizado em 10 set 2020, 01h53 - Publicado em 10 set 2020, 08h01
Gran Sedan, modelo 1976 da Dodge.
Marcos Camargo/Quatro Rodas

Publicado originalmente em outubro de 2011

A linha 1973 representou uma importante evolução para os Dodge V8 em dois sentidos. No design, pela primeira vez os modelos receberam uma atualização visual relevante – ganharam faróis com base retangular e grade mais simples, onde se esconderam os piscas, que agora só eram vistos acesos.

Além disso, surgiram novas versões, que revigoraram o apelo do carro, que era um dos principais símbolos da época do chamado Milagre Econômico – o Gran Sedan tornava-se o topo de linha na vertente luxo, enquanto o Charger R/T era o Dodge mais esportivo.

Gran Sedan, modelo 1976 da Dodge.
Marcos Camargo/Quatro Rodas

Apesar de ter nomes distintos, todos os Dodge V8 eram, na prática, variações do Dart. O Gran Sedan equivalia à versão mais requintada do Dart sedã vendida até então.

Com teto de vinil, ele trazia como opcionais ar-condicionado, direção hidráulica, freios a disco, rádio de três faixas, cinto de segurança de três pontos, botão de regulagem do retrovisor externo, retrovisor antiofuscante interno e pintura metálica. Na traseira, uma faixa cromada e quadriculada separava as lanternas.

Interior do Gran Sedan, modelo 1976 da Dodge.
Marcos Camargo/Quatro Rodas

Na mecânica, manteve o V8 sem grandes alterações. Com 5,2 litros, produzia 198 cv e 41,5 mkgf. “Sua força aparece principalmente nas arrancadas e nas subidas, que esses carros vencem com a mesma facilidade com que andam numa estrada plana”, dissemos no teste de outubro de 1972.

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“O motor é tão elástico que nas estradas dificilmente é necessário reduzir de terceira para segunda; e na cidade pode-se até dispensar a primeira, arrancando simplesmente em segunda; ou então em primeira, passando diretamente para terceira.” Frenagens e estabilidade também eram destaques.

Rádio do Gran Sedan, modelo 1976 da Dodge.
Marcos Camargo/Quatro Rodas

Para 1975, ele recebeu novo visual que o destacou entre os sedãs Dodge. Era a grade quadriculada do Charger 1973-74, mas com bordas cromadas. Com os faróis por trás dela, mesclava agressividade a seu estilo mais formal. No comparativo de junho de 1976, o Dodge encarou o Ford Galaxie 500, o Chevrolet Comodoro, o Maverick sedã V8 e o Alfa Romeo 2300. Ele ficou em segundo lugar em aspectos importantes.

  • O acabamento do Gran Sedan era quase tão bom quanto o do Galaxie, o melhor do grupo. Na máxima, o Maverick foi o melhor, 176 km/h, contra 174 km/h do Dodge. Dos modelos V8, foi o mais econômico, com 6,59 km/l de consumo. Na ocasião, o Chevrolet foi considerado o mais equilibrado, por seu conjunto.

    Painel do Gran Sedan, modelo 1976 da Dodge.
    Marcos Camargo/Quatro Rodas

    É dessa época o exemplar das fotos. “Note os selos de manutenção de época no ar-condicionado”, diz com certo orgulho o dono, o engenheiro paulista Dionisio Cardille. “Ele foi tirado zero pelo primeiro dono, um médico, em dezembro de 1977. O carro foi comprado dele em 2006 e hoje, aos 107.000 km, conta com 100% de originalidade”, diz Cardille, que até usou o Dodge em seu casamento.

    O Gran Sedan duraria mais um ano-modelo até virar história, dando lugar ao novo Le Baron 1979, que cumpriria o mesmíssimo papel até o fim das operações da Dodge no Brasil, em 1981.

    Roda do Gran Sedan, modelo 1976 da Dodge.
    Marcos Camargo/Quatro Rodas

    Ficha técnica

    • Motor: dianteiro, longitudinal, V8, 5.212 cm³, carburador de corpo duplo, a gasolina; Diâmetro x curso: 99,3 x 84,1 mm; Taxa de compressão: 7,5:1
    • Potência: 201 cv a 4 400 rpm
    • Torque: 41,5 mkgf a 2 400 rpm
    • Câmbio: manual de 3 marchas, tração traseira
    • Dimensões: comprimento, 496 cm; largura, 181 cm; altura, 139 cm; entre-eixos, 282 cm; peso, 1 548 kg
    • Suspensão: Dianteira: independente, barras de torção longitudinais, triângulo inferior, barra estabilizadora. Traseira: eixo rígido, molas semielípticas
    • Freios: disco autoventilado (diant.), tambor de acionamento hidráulico com servofreio (tras.)
    • Rodas e pneus: aço, 5,5 x 14, pneus 7,35 S 14
    Farol do Gran Sedan, modelo 1976 da Dodge.
    Marcos Camargo/Quatro Rodas

    Teste QUATRO RODAS junho de 1976

    • Aceleração 0 a 100 km/h – 11,47 s
    • Velocidade máxima – 174,17 km/h
    • Frenagem 80 km/h a 0 – 28,52 m
    • Consumo – 6,59 km/l (médio)

    Preço

    Maio de 1976 – Cr$ 95.983
    Atualizado – R$ 188.646 (IGP-DI/FGV)

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