Só pelo fato de estarmos falando de um Mercedes Classe S, você já espera algo com um acabamento refinado e um bom nível de luxo. Mas quando a submarca, Maybach, entra no projeto, pode ter certeza que você verá algo digno da realeza.
No geral, a Maybach funciona como se fosse a AMG, trocando os cavalos de potência e todo aparato esportivo por ouro rosa e os mais finos materiais. O Mercedes-Maybach Classe S Haute Voiture, entretanto, é algo diferente, prometendo levar o S 680 apresentado em maio a outro patamar. A começar pelo nome, que é uma referência direta à alta costura (“haute couture”, em francês).
Por fora, o Haute Voiture expressa sua elegância com um visual em dois tons. Na parte superior ele usa um tom de azul náutico, contrastando com um tom de rosa claro cintilante na área inferior do carro. Um detalhe que foi adicionado em relação ao conceito é a iluminação de portas. Usando tecnologia LCD, as luzes projetam animações que remetem à Mercedes e à Maybach, tanto para as portas traseiras, como dianteiras.
Embora tenha uma coloração diferente e bonita, só vemos os detalhes e luxuosidade do modelo quando entramos no carro. Começando pelo fato dele só ter quatro lugares, tudo para acomodar com maior conforto os passageiros.
A cor predominante em toda parte interna é o branco opala e cristal, que contrasta com o azul metálico e o ouro rosa, principalmente no painel, telas e em algumas partes das portas e do túnel central.
O acabamento que adorna portas e encosto de cabeça, entre outras partes, é feito em um dos tecido da moda, o bouclé, criado nos anos 1940 para o estofamento de poltronas. Novamente, há tons de azul e ouro rosa, além do dourado e do bege que completam o padrão geométricos. Até os tapetes são tratados com minúcia, sendo feitos de linho e um tipo de lã produzido a partir dos pelos de cabra angorá, encontradas em poucos países do mundo.
Ainda falando do acabamento, o emblema Haute Voiture aparece nos bancos, portas e console central. Até taças de champanhe em tons de ouro rosa aparecem na segunda fileira para os passageiros aproveitarem o passeio com toda a classe possível.
O sistema de multimídia MBUX se divide em quatro telas: duas para os passageiros, uma central (no painel) e o quadro de instrumentos. Ao iniciar o sistema, uma flor de magnólia dá as boas vindas ao motorista, que pode escolher entre doze avatares diferentes disponíveis, todos vestidos com roupas muito elegantes.
A experiência do Mercedes-Maybach Classe S Haute Voiture não se limita somente ao carro. A Mercedes também dará de presente para cada comprador uma caixa de presente especial feita a mão, que traz uma miniatura do modelo, bem como um chaveiro e uma insígnia com a numeração do veículo. Uma capa de carro especial com o logotipo Maybach e Haute Voiture será oferecida aos clientes
Por fim, também será lançada uma coleção de bolsas inspiradas no Haute Voiture. Elas serão compostas de materiais selecionados apresentados no interior do veículo e terão tiragem limitada, podendo ser compradas a partir de 2023 nas lojas físicas e online da Maybach Icons of Luxury.
Tudo isso para reafirmar a afinidade entre o Classe S Haute Voiture e a alta costura. O modelo, que será limitado a 150 unidades, foi apresentado hoje (12) junto com um desfile de moda com curadoria do renomado Atelier Zuhra.
O preço ainda não foi revelado. Quanto a motorização, ele é feito sob o molde do Mercedes-Maybach S 680, logo, terá um V12 6.0 montado artesanalmente com 630 cv e poderosos 102 kgfm, com câmbio automático de nove marchas e tração integral 4Matic.