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Chrysler quer ocupar o motorista enquanto piloto automático estiver ligado

Conceito de interior da marca norte-americana explora novas utilidades para os ocupantes quando dirigir se tornar dispensável

Por Eduardo Passos
4 jan 2023, 19h12
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  • Na CES, maior feira de eletrônicos do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA), a Chrysler não apresentou um novo carro propriamente, mas a parte mais tecnológica dele. A Stellantis revelou como serão seus futuros elétricos em termos de conectividade, telas e inteligência artificial, também abordando as novas “ocupações” do motorista em tempos de direção autônoma.

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    Batizado de Chrysler Synthesis, o modelo em tamanho real de uma cabine automotiva reúne as principais características que estarão no primeiro carro elétrico da marca, previsto para 2025. Nele, o mundo físico e virtual se juntam em tecnologias que também estarão disponíveis no Brasil em breve.

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    Chrysler Airflow
    Chrysler Airflow é conceito que adianta o EV da marca, esperado para 2025 (Divulgação/Chrysler)

    Ao todo, são 37,2’’ de telas, separadas em dois visores. O maior deles reúne quadro de instrumentos e uma central multimídia principal — ambos com design elegante que utiliza neon e tons escuros para informar da música que toca à rota que deve ser seguida no GPS. A tela menor atende ao passageiro da frente e traz uma saliência que atravessa o painel horizontalmente.

    Mais do que imagem, entretanto, a Chrysler destaca o poder computacional da STLA Brain. O “cérebro” dos novos carros da Stellantis segue a tendência de unificar sensores físicos em uma central dedicada, simplificando e aumentando o poder de processamento e gerenciamento do veículo.

    Chrysler brand continues its revitalization and transformation journey with the Chrysler Synthesis Cockpit, which highlights the fusion of advanced Stellantis technology and Chrysler brand’s contemporary, technology forward-yet-sustainable interior design to create “Harmony In Motion” in everyday lives of customers.
    Chrysler terá portfólio todo elétrico de 2028 em diante (Divulgação/Chrysler)

    Na prática, isso significa que o carro poderá receber melhorias significativas em sistemas como direção e motor via internet. Também será possível sincronizar toda a vida digital dos ocupantes com os displays, de modo que a tela do passageiro, por exemplo, exiba os compromissos da agenda ou sugestões de um programa de TV que ele goste e cujo episódio possa ser visto por completo no tempo estimado em rota.

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    O motorista, por outro lado, receberá sugestões de onde estacionar e carregar o veículo direto no painel, enquanto pode comandar eletrodomésticos de sua casa para que, por exemplo, o ar-condicionado já tenha esfriado a sala no momento que ele estacionar na sua garagem.

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    Chrysler Airflow
    Chrysler Airflow (Divulgação/Chrysler)

    Também há planos de criar um novo tipo de entretenimento de bordo, de olho na era da automação veicular. Com cabeça livre da estrada, os ocupantes poderão curtir de karaokê a meditações guiadas.

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    Novo luxo

    Outra tendência que a Chrysler seguirá daqui em diante é de um novo estilo de luxo, que aposta forte na sustentabilidade e renega a opulência de antigamente. Todos os materias de acabamento são reciclados e livres de metais como o cromo. O couro do assentos é curtido com substâncias vegetais (mais ecológicas) e o tecido mélange que circunda as telas é feito com plástico pós-industrial reciclado, além de materiais que anteriormente eram lixo boiando no mar.

    The Chrysler Synthesis interior conveys a modern and spacious sanctuary compatible with Level 3 autonomous driving functionality. Interior appointments complement the cockpit’s personalization features while enhancing comfort and the overall mobility experience.
    Interior não é vegano, mas todos os materiais têm origem sustentável e/ou de reciclagem (Divulgação/Chrysler)

    Ainda que conceitos e estilos de acabamento variem de marca para marca, os recursos tecnológicos apresentados pela Chrysler são comum nos futuros modelos da Stellantis, que serão baseados nas plataformas STLA. O Brasil, claro, receberá parte desse portfólio, incluindo a nova geração do Jeep Compass, que deve ser baseado na plataforma STLA Medium ou STLA Small.

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