China se consolida como maior mercado no primeiro semestre
Com 1.707.782 carros vendidos, Brasil fica em 4º
A China se firmou como maior mercado automotivo do planeta no primeiro semestre de 2013. Conforme revela estudo publicado pela JATO Dynamics, o país asiático registrou 9.293.287 veículos vendidos nesse período, aumento de 18,4% na comparação com os seis primeiros meses de 2012.
Os Estados Unidos seguem na segunda colocação, com 7.826.706 unidades emplacadas no primeiro semestre deste ano (aumento de 7,6%). Na terceira posição está o Japão, com 2.685.555 carros vendidos (queda de 8,1% na comparação com 2012).
O Brasil figura no quarto lugar da lista. Entre janeiro e junho deste ano, foram comercializados 1.707.782 veículos, número que indica aumento de 4,6% em relação a 2012 (1.632.468).
Marcas: Toyota perde terreno, mas segue na ponta
A Toyota manteve a liderança entre as marcas que mais vendem no mundo. Nesse primeiro semestre, a montadora japonesa vendeu 3.169.106 carros. Apesar da primeira posição, o desempenho é inferior àquele obtido no mesmo período de 2012, quando foram negociadas 3.236.470 unidades (queda de 2,1%).
A Volkswagen se aproximou e, com aumento de 8,5%, ficou na segunda posição (2.938.241). A Ford também alcançou números positivos: expansão de 10,5% nas vendas (2.667.376), sendo seguida por Chevrolet (2.194.629, + 2,5%) e Nissan (1.954.649, – 2,1%).
Carros: Focus é o mais vendido
O Ford Focus foi o veículo mais vendido no mundo no primeiro semestre de 2013. O modelo emplacou 523.904 unidades, aumento de 13,3% na comparação com 2012. Com crescimento expressivo (21,4%), as picapes F-Series da Ford vieram a seguir, com 429.163 exemplares. O sedã Hyundai Elantra fecha os três primeiros, com 425.498 carros negociados e expansão notória de 32,3%.