A China confirmou a primeira posição do mercado de automóveis, com aumento de 23,6% em suas vendas de outubro, comparando com os números do mês anterior. Analisando apenas os dados do período acumulado – ou seja, de janeiro a outubro, o país teve alta de 18,6% frente a igual período de 2012.
Os números foram divulgados pela consultoria JATO Dynamics. Como é de praxe neste relatório, aliás, os dados chineses incluem apenas automóveis de passeio, enquanto nos demais países soma-se o número de automóveis com o de comerciais leves.
O segundo lugar global permanece com os EUA
Nenhuma mudança também no ranking das montadoras. A Toyota se manteve na liderança com alta de 10,38%, superando a marca dos cinco milhões de veículos vendidos pelo mundo entre janeiro e outubro de 2013. A VW permanece no segundo lugar mensal, com alta de 2,85% frente ao mesmo mês de 2012. Entre as outras marcas, a Ford teve um crescimento significativo de 17,04% em outubro. Nissan e Honda também foram bem: suas vendas mensais subiram 20,53% e 25,21%, respectivamente.