Chevrolet Onix terá produção reduzida por meses antes da linha 2026
General Motors negocia suspensão de metade da produção em Gravataí (RS), o que poderá durar até cinco meses

A produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus neste primeiro semestre será bastante reduzida. A fábrica da General Motors em Gravataí (RS) terá sua produção interrompida por um mês, entre 17 de fevereiro e 17 de março, e ainda prepara uma paralisação parcial a partir de abril.
De acordo com Valcir Ascari, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), o primeiro período será dividido entre período de lay-off (que é a suspensão temporária do contrato de trabalho) e férias coletivas, sem que nenhum carro saia da fábrica. A fábrica já havia parado em férias coletivas entre 23 de dezembro e 12 de janeiro.
A segunda paralização, porém, também afeta as sistemistas (empresas que fornecem peças e serviços à GM). A partir de 22 de abril, 50% da força de trabalho dos dois turnos da fábrica de Gravataí (RS) entrará em um novo período de lay-off que poderá durar entre dois e cinco meses, de acordo com a ata de assembleia convocada para a próxima segunda-feira (10). Se for necessária a renovação desse esquema, a outra metade dos trabalhadores também poderá entrar em lay-off.
Ascari diz que os trabalhadores receberão o 13° salário integral, vale-alimentação, isenção do desconto do imposto de renda e, se houver demissões no retorno, os funcionários demitidos receberão dois salários como parte da participação dos lucros.
Em nota, a General Motors confirmou que está em negociação com o Sinmgra para a adoção de lay-off e que isso deverá afetar parcialmente a produção na unidade gaúcha.

Ainda de acordo com a fabricante, a medida tem “como objetivo adequar a produção da fábrica de Gravataí (RS), responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, à demanda atual do mercado”.
Além de precisar controlar os estoques, a Chevrolet tem programado para os próximos meses o lançamento da reestilização dos Onix e Onix Plus junto com a linha 2026 dos modelos, o que também afeta a demanda pelos modelos. As duas carrocerias receberão nova dianteira, traseira e evoluções nos sistemas de conectividade, com novo quadro de instrumentos digital e central multimídia maior.
A fábrica de Gravataí também será responsável pela produção de um novo SUV compacto derivado do Chevrolet Onix, fruto de parte do investimento de R$ 7 bilhões anunciado pela GM em 2024.