Chevrolet interromperá fabricação da linha Onix pelo sexto mês em um ano
Se, no ano de 2021, Chevrolet Onix e Onix Plus sofreram com a falta de semicondutores, nova parada tem a ver com modernização na linha de montagem
Após um 2021 repleto de paradas que culminaram em meses sem a produção dos Onix e Onix Plus, a Chevrolet informou que a fábrica na gaúcha Gravataí experimentará mais um período de pausa justo quando a maré estava virando.
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A informação foi antecipada pelo Giro de Gravataí, que ouviu o presidente do sindicato dos metalúrgicos local. Segundo Valcir Ascari, a medida seria necessária para “atualizar e modernizar” algumas áreas da fábrica.
Procurada por QUATRO RODAS, a General Motors confirmou a parada, que resultará em férias coletivas aos funcionários do complexo entre 21 de fevereiro e 20 de março. Em nota, a GM justificou a pausa para “atualizações na linha de produção”, que não foram detalhadas.
Isso significa que a escassez de semicondutores que derrubou vertiginosamente as vendas da dupla Onix não é mais problema, ainda que a produção em níveis pré-pandêmicos jamais tenha sido restabelecida.
Ociosidade
A dificuldade da Chevrolet em produzir a linha Onix em Gravataí provocou um fenômeno sem muitos precedentes na indústria automotiva nacional.
Antes líder com folga, o hatch foi de 10.556 unidades em janeiro de 2021 para apenas 410 em agosto, fazendo com que o compacto caísse de 1º para 63º no ranking mensal de vendas. No caso do Onix Plus, entre o mesmo período os emplacamentos caíram de 7.139 para meros 267 sedãs emplacados.
Mas a recuperação em V aconteceu e, no mês retrasado, Onix (11.529 emplacamentos) e Onix Plus (9.105) voltaram aos tempos áureos com uma dobradinha nos primeiros lugares e mais de 20.000 unidades comercializadas.
A crista durou pouco, entretanto: no mês passado, ambos tiveram queda de mais de 50% nos emplacamentos, com 5.205 Onix e 3.431 Onix Plus chegando a novos donos.
Consultada pela reportagem, a Chevrolet não respondeu se a pausa para atualizações na linha de produção tem a ver com a produção de novos modelos ou versões na planta gaúcha.