Apesar de seu lançamento estar previsto para outubro, o Chevrolet Equinox já roda no Brasil sem qualquer camuflagem. O modelo será importado apenas na versão topo de linha, Premier, e o mesmo motor 2.0 turbo do Chevrolet Camaro de entrada.
A missão do Equinox vai além de aposentar o veterano Captiva, que teve apenas 82 unidades emplacadas até junho.
Mas seu conjunto mecânico é mais potente: em vez do motor 2.4 com injeção direta e 184 cv, terá um 2.0 com turbo e injeção direta de 262 cv combinado ao câmbio automático de nove marchas e tração integral.
A versão de entrada com motor 1.5 turbo de 173 cv e 28 mkgf por enquanto não virá para o Brasil – por ser fabricado no México, o carro ainda está sujeito às cotas de importação.
O valor estimado da versão é de R$ 150 mil, o que coloca como rivais modelos como Jeep Compass diesel, Hyundai New Tucson, Kia Sorento e a nova geração do Volkswagen Tiguan, que chega até o final do ano.
A versão Equinox Premier estreia no Brasil a nomeclatura das configurações topo de linha americanas. Terá rodas de 19 polegadas, faróis Full LED e saídas de escape e detalhes do para-choque cromados.
Além disso, há banco do motorista com regulagens elétricas, teto solar, sistema de som Bose com dez alto-falantes, ar condicionado de duas zonas e partida do motor por comando remoto.
O SUV ainda oferece recarga sem fio de smarphone, abertura elétrica do porta-malas por sensor, alertas de colisão iminente com frenagem automática, auxílio de permanência em faixa e sistema de baliza semi-autônomo.
Fabricação argentina é possibilidade
Em entrevista ao jornal argentino Clarín, Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul, disse que um modelo “de alta gama” entrará em produção na fábrica de Rosario, na Argentina. É a unidade responsável pelo Cruze vendido no Brasil.
O detalhe é que o Equinox é baseado na mesma plataforma do Cruze, a D2XX. Existe uma real possibilidade do Equinox ser fabricado na Argentina com o mesmo motor 1.4 turbo de 153 cv (também utilizado no Tracker) em futuras versões mais baratas.