Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chevrolet Celta elétrico tem 100 km de autonomia e custou menos que Onix

Engenheiro aeronáutico eletrificou um Chevrolet Celta 2005 por conta própria e já pensa em converter outro modelo

Por Eduardo Passos, João Vitor Ferreira
Atualizado em 10 mar 2022, 22h38 - Publicado em 28 ago 2021, 02h31
Celta Elétrico
Criador e criatura: a ideia surgiu depois que o engenheiro viu uns vídeos na internet (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Depois de assistir a vídeos na internet de gente fazendo conversões caseiras de veículos comuns em elétricos, o engenheiro aeronáutico Juan Antonio Cuenda, espanhol radicado em São José dos Campos (SP), decidiu fazer, ele mesmo, o próprio projeto.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Os trabalhos começaram em 2017 e o primeiro passo foi a compra do carro, um Celta Super duas-portas ano 2005. Em seguida, Cuenda comprou as peças previstas para o projeto e, com a ajuda de um mecânico, iniciou as alterações necessárias no compacto, como a retirada do motor 1.0 de 70 cv a combustão e a instalação do elétrico.

O motor novo não é muito potente, mas os 20 kW (cerca de 27 cv) não ameaçam a performance do Celtinha, favorecido pelo incomum aproveitamento da transmissão manual de fábrica. O próprio engenheiro desenhou a peça que faz a fixação da embreagem ao volante do motor. Ele conta que precisou criar uma nova flange para conectar o câmbio ao motor elétrico.

Celta Elétrico
As faixas e o nome da versão são ideias do engenheiro (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

A confecção dessas peças ficou por conta de uma empresa terceirizada. A função do câmbio é principalmente controlar a rotação do motor elétrico, diz Cuenda, que monitora os parâmetros através de um celular fixado no painel e se diverte ao arrancar em quinta marcha sem problemas.

As baterias de íons de lítio estão agrupadas em três conjuntos (cada um com 500 células), conectados em paralelo e instalados no porta-malas. Elas pesam 60 kg e garantem uma autonomia de até 100 km, de acordo com o engenheiro. A refrigeração é feita por três pequenos ventiladores, semelhantes aos vendidos em lojas de informática.

Celta Elétrico
Painel ganhou medidores digitais. Carregamento é feito no mesmo local de antes (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Orgulho do inventor, o sistema conta até com um inversor de corrente e frenagem regenerativa. O carregamento é feito em casa, em tomada de 220 V, com energia fornecida com o auxílio de painéis solares.

Celta Elétrico
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Com tantas modificações, a dinâmica do carro também foi alterada. Mais leve, o Celta precisou de ajustes no comprimento das molas. “Ele ficou muito alto, precisei rebaixar a suspensão, mas agora ela está muito baixa e devo ajustar isso também”, afirma Cuenda, revelando que o projeto ainda não está finalizado.

A distribuição do peso, na verdade, até melhorou, fazendo com que o Celta ficasse mais estável e se comportasse como um elétrico convencional, com centro de gravidade mais próximo ao solo. Ainda que a máxima seja de 100 km/h, isso não compromete o uso urbano, no qual dirigimos o carro e cenário onde o engenheiro utiliza o automóvel com frequência.

Celta Elétrico
Há dois sistemas de refrigeração a ar: um para o motor e outro para as baterias (Divulgação/Quatro Rodas)

Não fosse pelos medidores de tensão e corrente, e pelo celular que acrescenta informações ao quadro de instrumentos, seria difícil apontar algo diferente no interior do Celta. Mas ao ligá-lo em completo silêncio e, principalmente, arrancar em terceira marcha sem ligar para a embreagem, vemos que a dinâmica é outra.

Continua após a publicidade
Celta Elétrico
Maior desafio foi construir novos flanges para o motor (Divulgação/Quatro Rodas)

Com respostas quase imediatas, o clássico das autoescolas encara sem susto ladeiras íngremes. Nas ruas, ele passa despercebido até o momento em que alguém nota que o Celta se move sem fazer barulho.

Em valores atualizados, Cuenda calcula ter investido cerca de R$ 50.000 no projeto, se orientando pela cotação do dólar, menos que os R$ 61.590 de um Onix Joy. Como o processo ocorreu há três anos, o valor real é pouco mais do que a metade disso. Mas, segundo Cuenda, o custo/benefício foi tão satisfatório que ele já está planejando o próximo projeto, dessa vez em parceria com um amigo.

Celta Elétrico
São três packs de bateria ligados em paralelo. Em cada um há cerca de 500 células prismáticas (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Os carros não estarão à venda, mas o engenheiro já pensa em oferecer consultoria para outros interessados nesse tipo de modificação, compartilhando os primeiros conselhos: “Não pode ser um carro muito velho ou com poucas peças à disposição. E um porta-malas grande também ajuda”.

Perguntado sobre algum clássico que sonhe em converter, o espanhol acaba revelando uma paixão francesa: o Renault Twingo antigo. “Não fosse pela falta de peças, ele seria um ótimo carro elétrico”, diz.

Celta Elétrico

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.