Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chery entra no Guinness Book com SUV que roda 2.169 km sem abastecer

Primo do Tiggo 9 e do Jaecoo 8, Fulwin T10 é o utilitário híbrido plug-in com maior autonomia do mundo

Por Nicolas Tavares
18 ago 2024, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chery Fulwin T10
     (Divulgação/Chery)

    Cada vez mais as fabricantes chinesas estão buscando formas de aumentar a autonomia de seus carros híbridos e elétricos e, nos últimos tempos, a meta é comprovar que é possível alcançar os 2.000 quilômetros de autonomia. Neste momento, a Chery está no topo após receber o título de SUV híbrido plug-in com maior autonomia do mundo pelo Guinness World Record.

    O título exato é “a maior distância dirigida por um SUV híbrido plug-in com um tanque cheio de combustível e bateria cheia sem recarregar”, o que acaba sendo mais uma descrição do teste feito. A Chery fez a viagem com uma unidade do Fulwin T10, saindo de Shangri-la (China) até Zhuhai, o que levou quatro dias.

    Chery Fulwin T10
    Chery Fulwin T10 (Divulgação/Chery)

    No final da jornada, o Chery Fulwin T10 andou por 2.169,6 km, superando o recorde anterior em 300 km. Para ter uma ideia, a distância entre Porto Alegre e Brasília é de 2.114 km. O carro passou tanto por trechos urbanos quanto rodoviários, com velocidades diferentes e em condições reais.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O Chery Fulwin T10 foi lançado no final de julho na China, com a versão mais atual do sistema híbrido plug-in Super Hybrid C-DM da fabricante. Combina um motor 1.5 turbo de 154 cv a três unidades elétricas, entregando um total de 610 cv de potência combinada.

    A bateria feita pela CATL é de 34,4 kWh, entregando uma autonomia elétrica de 210 km pelo ciclo de testes CLTC da China.

    Chery Fulwin T10
    Chery Fulwin T10 (Divulgação/Chery)

    O parentesco com o Chery Tiggo 9 e o Jaecoo 8 não é exagero. A linha Fulwin, que já batizou outros carros no passado como o Fulwin 2 (que virou o Celer no Brasil), hoje é uma submarca baseada nos carros normais da Chery, mas com a tecnologia híbrida plug-in mais avançada da empresa.

    A plataforma é a mesma T1X de carros como o Tiggo 8, com mudanças na carroceria para ter uma identidade visual diferente e algumas mudanças para melhorar a autonomia, como uma grade mais fechada.

    É um carro bem grande, medindo 4,82 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,69 m de altura e um entre-eixos de 2,82 m. Por ser o topo de linha da submarca, é muito bem equipado com uma tela curva de 24,6” dividida para o painel de instrumentos e a central multimídia, um head-up display de 50 polegadas com realidade aumentada e todas as tecnologias de condução semiautônoma da Chery.

    Continua após a publicidade

    Por enquanto, o mais perto que chegaremos do Fulwin T10 será o Jaecoo 8, um dos três carros que a Omoda|Jaecoo prometeu para o Brasil em 2025. No entanto, contará com um sistema híbrido plug-in menos eficiente, usando um motor 2.0 turbo no lugar do 1.5 turbo. Existem rumores de que a Caoa Chery está planejando trazer o Tiggo 9 ao país e é possível que venha também na versão PHEV.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.