Na escola da indústria automotiva, os designers da Land Rover são aqueles alunos que não conseguem evitar que copiem suas respostas. Depois do famoso clone do Evoque, a fabricante inglesa terá que lidar com o Changan X70A, uma cópia do Discovery 4.
A frente curta muda completamente as proporções na comparação com o carro original, mas a inspiração é clara. Inclinação do para-brisa, vinco na linha de cintura, teto elevado na parte traseira e o prolongamento do vidro lateral em direção ao teto são elementos clássicos do Discovery que foram reproduzidos neste Changan.
Pelo menos o chinês não reproduziu o vidro traseiro assimétrico do Land Rover. Mas as lanternas verticais enormes entregam a fonte de inspiração.
As dimensões também são bem menores. O X70A tem 4,62 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, enquanto o Discovery tem 4,83 m de comprimento e 2,89 m de entre-eixos. O chinês só supera o inglês no tamanho da tela da central multimídia.
O Changan X70A também passa longe de ser um veículo off-road. Seu motor 1.5 a gasolina de modestos 107 cv usa o câmbio manual de cinco marchas para tracionar as rodas traseiras. Esqueça a tração 4×4, a caixa reduzida e a suspensão pneumática.
Não dá para fazer milagres, também. O clone da Changan começa a ser vendido na China no início de 2018 por 80 mil yuan, algo como R$ 40 mil sem impostos.