Carlos Tavares renuncia ao comando da Stellantis e só terá sucessor em 2025
Executivo vinha enfrentando pressão internacional há meses e comunicou sua saída; empresa dona de Fiat, Jeep, Ram e Citroën terá comando interino até 2025
O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, renunciou ao seu cargo no último domingo (1) e com efeito imediato. Com a saída inesperada do executivo, a empresa dona de Fiat, Peugeot, Jeep, Citroën, Ram e outras marcas será comandada interinamente pelo presidente do seu conselho administrativo, John Elkann.
Tavares dirigia a Stellantis desde que foi formada em 2021 por meio de uma fusão do Grupo PSA, controladora da Peugeot e Citroën, e da Fiat Chrysler.
Português, Carlos Tavares vinha enfrentando divergências com investidores sobre sua visão para o futuro para as 15 marcas que estão sob o controle da Stellantis. Havia, também, pressão dos sindicatos norte-americano e italiano, além dos concessionários dos Estados Unidos devido a um hiato na gama de produtos que levou a uma queda abrupta nas vendas neste ano.
Não faz muito tempo, havia a impressão sobre a iminente saída do executivo, mas a Stellantis comunicou, em outubro, que ele permaneceria até o fim do seu contrato, no início de 2026, quando se aposentaria. Àquela altura, John Elkann informou que o sucessor de Tavares já estava sendo procurado.
Agora o prazo para a escolha é menor. A Stellantis divulgou, por meio de nota, que um o novo CEO da Stellantis será anunciado no primeiro semestre de 2025.
Em declaração, Elkann disse: “Nossos agradecimentos vão para Carlos por seus anos de serviço dedicado e o papel que ele desempenhou na criação da Stellantis, além das reviravoltas anteriores da PSA e da Opel, nos colocando no caminho para nos tornarmos um líder global em nossa indústria.” E acrescentou: “Estou ansioso para trabalhar com nosso novo comitê executivo interino, apoiado por todos os nossos colegas da Stellantis, enquanto concluímos o processo de nomeação de nosso novo CEO. Juntos, garantiremos a implantação contínua da estratégia da empresa nos interesses de longo prazo da Stellantis e de todos os seus stakeholders.”
Quais marcas de automóveis pertencem à Stellantis:
- Abarth
- Alfa Romeo
- Chrysler
- Citroën
- Dodge
- DS
- Fiat
- Jeep
- Lancia
- Leapmotor
- Maserati
- Opel
- Peugeot
- Ram
- Vauxhall