PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Caminhão da Volvo com 2.433 cv cumpre a promessa e bate recorde mundial

Mais rápido do mundo, o The Iron Knight acelerou da imobilidade até os 1.000 metros com velocidade média de 169 km/h. A máxima é de 276 km/h

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h33 - Publicado em 24 ago 2016, 20h41
Volvo The Iron Knight
Volvo The Iron Knight bateu o recorde de velocidade mundial entre os caminhões ()

A Volvo anunciou na semana passada o The Iron Knight, o seu supercaminhão construído especialmente para quebrar o recorde mundial de aceleração e velocidade entre os peso-pesados. Com insanos 2.433 cv de potência, o modelo fez o asfalto tremer numa pista ao norte da Suécia, num trajeto de 500 e 1.000 metros.

LEIA MAIS:

>> Caminhão híbrido com mais de 2.000 cavalos já teria 7.000 encomendas

>> Porsche 918 Spyder, o híbrido recordista do asfalto

>> O colecionador que já acumula 27 caminhões – e vai para o trabalho com eles

Volvo The Iron Knight
Cabine tem santantônio e peso aliviado ()

Para alcançar o recorde, o Iron Knight tem montado em posição central-traseira um motor seis cilindros turbodiesel de 13,0 litros que deriva dos caminhões FH, mas que no supercaminhão recebeu modificações como intercooler refrigerado a água, quatro turbocompressores, software reprogramado e eletrônica reduzida ao máximo possível para reduzir o peso do veículo.

Continua após a publicidade

Essas novidades foram mais do que suficientes para o modelo gerar 2.433 cv de potência e estratosféricos 611,8 mkgf de torque. No gerenciamento de toda essa força está a transmissão i-Shift de dupla embreagem — reforçada para aguentar o (enorme) torque extra.

Volvo The Iron Knight
Volvo The Iron Knight ()

Construído do zero (com exceção do motor e transmissão — derivado do FH), o supercaminhão teve uma cabine aerodinâmica desenvolvida pela Volvo, com entradas de ar nas extremidades do para-choque (para arrefecimento do motor e freios) e construída em fibra de vidro. Há também santantônio, suspensão rebaixada e lanternas de led. O peso total do The Iron Knight fica em 4,5 toneladas, mas com uma relação peso/potência digna de superesportivos, com 1,84 kg para cada cavalo.

Volvo The Iron Knight
Boije Ovebrink foi o piloto responsável por “domar” o modelo de 2.433 cv ()
Continua após a publicidade

O resultado de toda essa preparação da Volvo não poderia ser diferente. O modelo se tornou o caminhão mais rápido do mundo ao acelerar de 0 a 1.000 metros em 21,29 segundos, obtendo uma velocidade média de 169 km/h. Ele também foi bem no 0 a 500 metros, com o tempo de 13,71 segundos a uma velocidade média de 131,29 km/h. A máxima atingida na extensa pista foi de 276 km/h.

Volvo The Iron Knight
Volvo The Iron Knight ()

Quem pilotou o brutamontes nas provas de velocidade foi Boije Ovebrink, piloto também presente no último recorde mundial de aceleração/velocidade para caminhões — também alcançado pela Volvo em 2011. Na ocasião, o recorde era do caminhão híbrido Mean Green, equipado com um motor diesel de 1.825 cv e mais um elétrico de 304 cv. Ele tinha chegado aos 152,2 km/h nos 1.000 metros e a 115,3 km/h nos 500 metros.

 

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), presente no registro do recorde realizado em junho (e só divulgado agora), ainda está fazendo a revisão dos números obtidos pelo Volvo The Iron Knight na pista. Porém, a aprovação do recorde trata-se de mera questão burocrática e deverá ser oficializado pela FIA em breve.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.