Câmbio do Focus

Prorpietários reclamam de problemas na troca de marchas nas versões manual e automática

auto-defesa auto-defesa

auto-defesa (/)

Não importa se é sedã ou hatch, se tem motor 1.6 ou 2.0, se é automático ou manual. Alguns proprietários têm outra coisa em comum além do seu Ford Focus: problemas nos engates do câmbio. Entrevistamos 15 donos que relataram o mesmo tipo de avaria, seja o trambulador do câmbio manual que se solta e impede o engate das marchas, seja a transmissão automática que dá trancos fortes e não faz a mudança das marchas corretamente.

Entre esses casos está o do supervisor Carlos Eduardo Silva Furtado, de Belo Horizonte (MG). “Estava à noite numa estrada deserta quando fui reduzir para quarta e não consegui. Depois vi que o câmbio não engatava nenhuma marcha”, diz o dono de um Focus 1.6 2010. “Resolvi deitar sob o carro e consegui reconectar o terminal que liga o trambulador à caixa de marchas, mas estava bem complicado.”

O técnico judiciário Charles Cancelier, de Criciúma (SC), diz que o câmbio automático de seu Focus Sedan 2009 começou a dar trancos logo após a compra. A solução apresentada pela autorizada era fazer a atualização do software da transmissão. “Precisei de três visitas para reduzir esse tranco. Só que agora, onde o carro sempre usava a segunda marcha, passou a engatar a primeira. Além disso, ele também demora para fazer as trocas.”

Segundo os donos, é comum ter de voltar várias vezes à concessionária para tentar solucionar o problema do automático. Numa pesquisa que fizemos em autorizadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, os técnicos confirmaram que costumam realizar de três a quatro atualizações de software.

Matheus Perdigão, do centro automotivo MP2, de Belo Horizonte, diz que o problema é um velho conhecido de sua oficina e que ocorre por motivos diferentes em cada tipo de câmbio. “Na caixa de marchas automática, muitas vezes o óleo do câmbio pode estar vencido ou contaminado por agentes externos, como água ou poeira, o que dificulta a passagem das marchas”, explica o mecânico. “Já na versão manual, é possível ocorrer o desgaste do trambulador, que com o tempo pode soltar.”

O POVO RECLAMA

“O câmbio dá tantos trancos que minha mulher não tem mais coragem de usar o carro que comprei para ela.”

Celso Cenovicz Bueno, Curitiba (PR), dono de um Focus 2.0 2009 automático

“Desde que comprei o carro, a marcha a ré escapa. Trocaram peças do câmbio, mas isso não resolveu, pois no mesmo dia a marcha soltou na concessionária.”

João Paulo Novais, Petrópolis (RJ), dono de um Focus 1.6 2011 manual

RESPOSTA

A Ford informa que está contatando cada cliente para entender os casos e tomar as devidas providências.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados?

Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s