O cabo de vela I-Booster promete, no material divulgado pela importadora Ikat do Brasil, otimizar a queima do combustível, melhorando rendimento térmico, desempenho e reduzindo o consumo de combustível.
O acessório custa 70 reais e é instalado no cabo de velas original. Ele promete melhorar a resposta do motor em todos os giros, além de reduzir emissão de gases nocivos.
Para avaliá-lo, nós o montamos em uma Honda XRE 300 com 3000 km rodados. Com igual combustível, comparamos as medições de aceleração e retomada, consumo econômico e esportivo e aferimos os níveis de emissão, com o apoio das oficinas Lili Motos e Moto San.
Não houve mudança sensível na performance do motor. Pilotando, não se nota melhora no desempenho, o que os números comprovam. Da imobilidade até os 100 km/h, foram os mesmos 10,4 segundos com e sem o I-Booster. Nas retomadas, o produto só melhorou o rendimento na prova de 80 a 100 km/h, marcando 4,7 segundos, contra 5,4 sem ele. Nas outras duas medidas de retomada, a XRE foi melhor sem o acessório.
No consumo, entretanto, houve melhora perceptível. Com o I-Booster, a moto rodou 8% a mais: foram 20,17 km/l, ante 18,67 km/l sem ele. Pilotando economicamente, a XRE fez 40,91 km/l, contra 39,37 sem o produto.
No teste de emissões de gases, utilizamos o padrão adotado em São Paulo para motos atuais de 250 cc ou mais: em marcha lenta, mediu-se a emissão de COc (monóxido de carbono, corrigido), máximo de 4,5 (% vol); HCc (hidrocarbonetos, corrigidos), máximo de 2 000 ppm; e fator de diluição, máximo de 2,5. Em nenhum dos casos houve mudança significativa do nível de emissões poluentes
O produto cumpre apenas parte de suas promessas, a de maior economia de combustível – o que já pode ser um bom motivo para utilizá-lo. Só não pense em ganhar performance.
CUMPRE O QUE PROMETE? EM PARTE!
O cabo de vela I-Booster promete melhorar economia e também desempenho, mas em nosso teste o produto só ajudou significativamente no consume de combustível.
ONDE ENCONTRAR
https://ibooster. com.br/